Variedades

Dia do Aposentado: vida ativa pós aposentadoria

O afastamento remunerado de um trabalhador após cumprir uma série de requisitos estabelecidos é chamado de aposentadoria. Comemorado nesta sexta-feira, 24 de janeiro, o Dia do Aposentado lembra dessa importante parcela da população que, mesmo estando livre do ambiente de trabalho formal, tem mantido a rotina de atividades. Exercícios físicos, por exemplo, têm preenchido o dia-a-dia de quem se aposentou e quer manter-se ativo.

A aposentada Algéria Medeiros Bezerra Costa tem esse perfil. Com seus mais de 60 anos, ela conta que a prática de atividade física tem influenciado muito nos resultados médicos. “Minhas semanas são tranquilas e outras com bastante afazeres. Ir à academia tem influenciado muito minha saúde, pois os meus exames têm alcançado valor de referência, mas tem épocas que fico desmotivada, confesso, e os professores me dão o incentivo para eu seguir motivada”, relata.

Manter a vida ativa também passa pelo abandono de vícios danosos à saúde, como é o caso do tabagismo. A aposentada Celina Amaral, de 55 anos, está livre do cigarro há um ano e sete meses. Ela comemora a conquista e diz que a ida à academia foi um fator primordial para a mudança. “Eu achava que as pessoas aposentadas tinham o hábito de manter os vícios pela ociosidade da situação. Estava enganada. No meu caso eu aumentei minha frequência de exercícios e vi que se não parasse de fumar meu desempenho não iria progredir. Foi aí que decidi parar de forma radical, sem ajuda de medicação nenhuma. Meu foco foi a atividade física”, conta.

Algéria e Celina estão saindo agora da meia-idade e os exercícios físicos nessa hora trazem benefícios físicos e psicológicos, como explica Mylena Melo, profissional de educação física e instrutora na academia Bodytech Tirol, em Natal. “O hábito de fazer exercícios trabalha a mente dessas pessoas e as tornam ainda mais saudáveis, com uma qualidade de vida melhor, tirando-as do sedentarismo. Assim, conseguimos ótimos resultados como a diminuição no uso de medicamentos em hipertensos, diabéticos e idosos com depressão, por exemplo”, afirma

A profissional lembra ainda: nessa idade em que o aposentado está chegando, é normal a perda de massa magra e consequentemente potência. “Por isso, a musculação para idosos é uma excelente ferramenta para o ganho de massa magra. E, ao contrário do que muitos pensam, eles ganham massa, potência muscular e força, evitando possíveis quedas – que sabemos que são um perigo para o público da terceira idade. Nosso objetivo é fazer com que eles fiquem mais independentes para realização de tarefas do cotidiano e criem, assim, autoconfiança”, enfatiza Mylena.

Na Bodytech Tirol, onde Algéria e Celina realizam os seus treinos, há um plano voltado para quem chegou na faixa da terceira idade, o BT Care. “Os treinos são voltados para mobilidade, resistência e equilíbrio. Na academia, os clientes contam com toda a atenção necessária para o desempenho do treino. Lembrando que cada prescrição é individual e respeita as limitações pessoais de cada indivíduo”, reforça Mylena Melo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.