Variedades

Mercado de papelão reciclado cresce no Brasil

O mercado de papelão reciclado está em alta. Segundo a Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), em 2018 foram coletadas 5,09 milhões de toneladas de aparas de papelão, volume 2,4% maior do que o registrado no ano anterior, e também recorde histórico. Esses dados revelam uma tendência no setor, reflexo de uma sociedade cada vez mais engajada em proteger a natureza.

Em Aquiraz, cidade do Ceará, um dos estados que mais produz caixa, papel e papelão no País, está um bom exemplo desta tendência. A Santelisa, empresa do Grupo Telles, mantém uma produção totalmente sustentável, que leva em conta a valorização do ser humano e o respeito ao meio ambiente. As embalagens que saem da Santelisa são 100% feitas a partir de aparas de papelão usado.

Em linhas gerais, o processo de reciclagem dessas aparas acontece em três etapas. Primeiro, o papelão é separado e passa por trituração e centrifugação para eliminar impurezas; na etapa seguinte, produtos específicos são adicionados para retirar a tinta e clarear o papelão; e, por fim, a pasta formada é prensada e seca, sendo levada em seguida para equipamentos onde o papelão é moldado.

“Temos um compromisso socioambiental”, diz Aline Chaves, vice-presidente de Operações do Grupo Telles. “Nosso alto desenvolvimento em tecnologia tem o objetivo de não somente atender aos nossos clientes, mas, sobretudo, de oferecer um produto ecologicamente sustentável”. Nos últimos anos, a empresa investiu R$ 50 milhões em inovação e modernização das máquinas. No primeiro semestre de 2019, a Santelisa registrou um aumento de 20% de seu faturamento.

A questão ambiental é uma preocupação genuína na empresa. Desde a sua inauguração em 1992, a fábrica, que surgiu a partir da escassez de embalagens na região, já produzia papelão a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Hoje, abastece 800 clientes nas regiões Norte e Nordeste e tem capacidade para produzir 100 toneladas/dia de bobinas. Tudo isso em um ambiente autossustentável onde o consumo de energia vem das placas fotovoltaicas instaladas na unidade.

Alcance social

Santelisa Grupo Telles Mercado de papelão reciclado cresce no Brasil 1

Neste cenário de economia circular, emerge um dos principais personagens dessa cadeia produtiva: os catadores. A atuação deles, segundo a ANAP, correspondeu a 35% do material coletado pelos aparistas em 2018.

“Esse profissional é de suma importância. Ao retirar o material que iria para lixões e esgotos, ele gera recursos financeiros e movimenta a economia”, comenta Raimundo Viana, ex-secretário da Indústria e Comércio do Estado do Ceará, ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará e atual conselheiro do Grupo Telles. “Um dos desafios para os catadores é localizar a quem vender. E essa articulação a Santelisa tem muito bem estruturada. Com preços justos, a empresa consegue a fidelização de seus fornecedores, o que é muito bom para todos”.

Com essas credenciais, a empresa se tornou a primeira fábrica de papelão do Ceará a obter o Selo Verde, certificação socioambiental emitida pelo Instituto Chico Mendes. Os critérios analisados envolvem a política de sustentabilidade implantada, além da gestão ambiental e social.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.