Rio Grande do Norte

Mercado de energia solar cresce no Rio Grande do Norte

O Brasil está entre os países mais ricos em irradiação do sol e, por isso, é um potencial produtor de energia solar – considerada limpa e ecologicamente sustentável. A boa notícia, no que se refere ao mercado de energias limpas, é que o investimento em empresa de energia solar tem se tornado cada vez mais acessível, graças à evolução das soluções tecnológicas utilizadas e à relação custo/benefício.

Não é à toa que em 2018, a adesão aos geradores domésticos – placas solares instaladas nos telhados de imóveis residenciais que convertem a luz solar em energia elétrica – subiu surpreendentes 350% no Brasil. Nos últimos dois anos o país deu um salto de sete mil para 49 mil unidades. Para o final de 2019, a previsão é de um aumento de 44% da geração de energia solar.

Um dos principais atrativos para investir na energia solar é a economia: após o período de recuperação de investimento – de cerca de três anos – a energia derivada dos painéis solares se torna praticamente gratuita.

Mercado de energia solar cresce no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o 8º estado em geração distribuída solar fotovoltaica. Com foco neste mercado, a Ilumisol Energia Solar chega a Natal a partir da próxima sexta-feira (08). A empresa, que tem sede em Cascavel no Paraná, está em fase de ampliação: já está presente em 23 estados distribuídos em todas as regiões. A franquia em Natal será operada pelos sócios Rafael Barros e Maurício Alcoforado.

Em terras potiguares, a Ilumisol pretende, de imediato, atender à capital e região metropolitana, como explica Rafael Barros. “Estamos presentes em João Pessoa há quase um ano e meio e estamos chegando ao Rio Grande do Norte gerando cerca de 60 empregos diretos e indiretos e, vamos muito em breve, ampliar nossa área de atuação para todo o estado”.

O mercado da energia fotovoltaica, como Rafael esclarece, é democrático: atende a todos os consumidores, sejam residencial, comercial ou industrial. “Além da vantagem da economia financeira, é uma energia ecologicamente sustentável: seu impacto ambiental é muito inferior em relação à outras fontes como os combustíveis fósseis e as hidrelétricas. A energia solar pode ser também um importante instrumento na redução de emissões de gases de efeito estufa”.

Outra vantagem é que as empresas como a Ilumisol entregam ao cliente todo o serviço: desde o financiamento, até os equipamentos, instalação e manutenção, que se limita à limpeza das placas solares.

De acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a geração de energia solar em telhados responde a apenas 1% da geração elétrica anual do país. Em 2040, quase metade (48%) da energia usada no país deve vir de fontes limpas e renováveis. Ou seja: ainda há muito mercado a conquistar.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.