O projeto Vale Luz, iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cosern, que troca resíduos sólidos recicláveis, óleos vegetais e eletrônicos por descontos na conta de luz, foi ampliado e está com um novo posto de coleta no estacionamento do Assaí Atacadista de Natal, no Pitimbu (Avenida Dão Silveira, S/N), funcionando todas as quintas-feiras, das 9h às 13h.
“Essa parceria reforça o compromisso do Assaí com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos. Somos parceiros do projeto Vale Luz em outros estados e estamos muito felizes com a ampliação desse programa. Esperamos que os clientes Assaí abracem mais essa iniciativa sustentável”, afirma Marly Lopes, Diretora de Sustentabilidade do Assaí.
Além de ser uma atitude sustentável que ajuda o meio ambiente, o projeto Vale Luz Cosern é uma alternativa para minimizar os efeitos da bandeira vermelha em vigor no mês de agosto e reduzir o valor da conta de luz.
Desde que foi lançado, em 2013, o Vale Luz Cosern já recolheu 540 toneladas de resíduos sólidos recicláveis e concedeu descontos para 4.250 clientes cadastrados até agora. O projeto é realizado em 19 pontos de 14 bairros de Natal e dois pontos nos bairros de Santos Reis e Monte Castelo, em Parnamirim. É possível acompanhar o calendário no aplicativo “Vale Luz Cosern”, disponível para os sistemas iOS e Android nas lojas de aplicativos.
De acordo Virgínia Forte, Gestora de Eficiência da Neoenergia, a iniciativa, além contribuir com o meio ambiente, possibilita também economia da energia. “O Projeto Vale Luz adota a premissa de que o resíduo reciclado, ao retornar ao ciclo produtivo, possibilita a redução do consumo de energia da extração da matéria prima e transporte. Dessa forma, a ação de reciclagem dos resíduos recolhidos pelo projeto, em 2018, possibilitou uma economia de energia correspondente ao consumo mensal de 4.400 residências. Além dos benefícios energéticos, reciclar também traz outras vantagens ao meio ambiente como menor emissão de gases na atmosfera, menor degradação do ecossistema pela extração de matéria-prima do solo e menor volume de descartes em aterros sanitários”, ressalta Virgínia.
Para obter descontos a partir do Vale Luz Cosern, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando a conta de luz e materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e eletrônicos (monitor, CPU, notebook, televisão, celular, máquina de cortar cabelo, câmera fotográfica, ventilador).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.