Variedades

Postos de saúde abrem para o “Dia D” contra o sarampo e a poliomielite

O Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite vai ocorrer neste sábado (18). Em todo o Brasil, mais de 36 mil postos de saúde estarão abertos para receber as crianças de um ano a menores de cinco anos que precisam tomar as vacinas. Mesmo as que já foram vacinadas devem ser levadas às unidades para receber um reforço. Os horários de atendimento ficam a cargo dos gestores locais de saúde e podem variar de uma cidade para outra.

A campanha começou no último dia 6 com a meta de imunizar 11,2 milhões de crianças até 31 de agosto. O número representa 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária. De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (14), 85% do público-alvo ainda não tinham sido vacinados.

Para as crianças que não tomaram nenhuma dose da pólio, será aplicada a vacina injetável. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Em relação ao sarampo, todas vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

SARAMPO E POLIOMIELITE

Atualmente, há dois surtos de sarampo no País: um em Roraima e outro no Amazonas, o que reforça a necessidade da vacinação. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 296 casos da doença e 101 continuam em investigação. Além disso, seis pessoas morreram por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e dois no estado do Amazonas (brasileiros).

Saiba mais

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar e extremamente contagiosa. Os sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C, erupção e vermelhidão na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecida como sinal de koplik, que surgem de 1 a 2 dias antes do aparecimento das erupções na pele.

A poliomielite também é contagiosa. Causada pelo poliovírus, pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Os primeiros sintomas da doença podem ser confundidos com a gripe: dor de garganta, fadiga excessiva, dor de cabeça e febre. A doença pode provocar ou não paralisia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.