Variedades

Beneficiário tem até o dia 29 para receber abono salarial do PIS/PASEP 2016

Cerca de 2 milhões de trabalhadores ainda não receberam o abono salarial do PIS/PASEP ano-base 2016. O prazo para sacar o benefício termina em 29 de junho. Na totalidade, o exercício contempla 22 milhões de pessoas, correspondentes a R$ 15 bilhões. Ou seja, 20 milhões já receberam os valores de até R$ 954, individualmente.

Para o superintendente nacional de Benefícios Sociais da CAIXA, Rogério Saab, o movimento de saque dos benefícios está dentro do previsto para o período. Ele destaca, porém, a importância do residual do ano-base 2016 sacar o benefício o quanto antes.

“No fechamento do calendário vamos iniciar um novo ciclo, processar a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2017 e abrir o calendário para o período 2018/2019. Então, quem não fizer o saque do benefício até 29 de junho perderá o direito ao saque. Ou seja, o valor que não foi sacado até essa data retornará ao Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT)”, explicou.

Aplicativo CAIXA Trabalhador

Aplicativo CAIXA Trabalhador

Conforme Saab, o acesso ao CAIXA Trabalhador é o melhor passo para saber se tem direito ao beneficio. “Pelo aplicativo, o trabalhador pode ter todas as informações, inclusive consultar se tem ou não direito a partir do número do NIS (Número de Identificação Social), além do calendário de quando pode receber o benefício”, acrescentou.

Pagamento direto a clientes CAIXA

Trabalhadores clientes da CAIXA podem receber o benefício diretamente em sua conta bancária. “Às vezes o crédito foi até feito, e, nesse caso, peço que o trabalhador verifique, de acordo com o calendário, o recebimento na conta.”

Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa ser inscrito nos programas há cinco anos, pelo menos, e ter trabalhado em 2016 formalmente 30 dias, aproximadamente, com renda média mensal de até dois salários mínimos.

“É necessário ainda que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na RAIS de 2016, no calendário 2017/2018”, acrescentou.

Cartão Cidadão

Para sacar o PIS, o trabalhador precisa do Cartão Cidadão e senha cadastrada para receber nas Lotéricas, CAIXA Aqui ou nos terminais de autoatendimento nas agências da CAIXA. Caso não tenha o cartão, pode receber o valor em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207.

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício, e qual o valor a receber, pelo site da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br/pis; além do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível em todas as lojas de aplicativos das três plataformas operacionais (Android, IOS e Windows) ou pela central de atendimento 0800 726 0207.

Os servidores públicos possuem inscrição Pasep e devem procurar uma agência do Banco do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 729 0001.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.