Ciência

O que é mais fácil: ser atingido por um raio ou ganhar na Mega da Virada?

Provavelmente você já deve ter ouvido de muita gente a seguinte frase: “é mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na Loteria”. Mas será que isso é verdade? Especialistas em probabilidade e meteorologia liberam as estatísticas desses fenômenos para resolver uma das dúvidas mais questionadas de nossa sociedade.

Estamos a poucos dias de distância da Mega da Virada, e a maioria das pessoas decidem comprar vários números para ver se desta vez a sorte sorri para elas. No entanto, há céticos que preferem manter seu dinheiro guardadinho porque acreditam que ganhar na loteria é algo bem, mas bem difícil. Será que eles estão certos?

É muito provável que você seja atingido por raios (e até duas vezes)

Um estudo da NASA indica que um em cada 3 raios que acabam atingindo à terra, afetam o mesmo lugar e ao mesmo tempo. Na verdade, o raio (1753, Benjamin Franklin) atrai outros raios para o mesmo ponto para conduzir essas descargas e não chegar às pessoas ou animais na área. Um exemplo disso é o relógio do Empire State Building (EUA) que recebe 25 feixes por ano.

tempestade raios 1 1
Foto: Reprodução / Youtube

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) todos os dias há 44.000 tempestades na Terra e 8 milhões de raios são gerados, então existe uma alta probabilidade de que um raio acabe caindo em um ponto em que já havia caído antes.

A partir desse estudo, os especialistas em estatística afirmaram que a probabilidade de você ser atingido por um raio é de 1 a 3 milhões: algo que parece ser bem mais provável de acontecer, tendo em vista que a Caixa Econômica Federal já divulgou que a probabilidade de você ser afetado pela bolada da Mega Sena da Virada é de 1 em 50 milhões.

Independente da resposta, continue fazendo a sua fezinha. Vai que dá certo dessa vez, não é mesmo?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.