Rio Grande do Norte

Projeto que institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa é aprovado pela Assembleia

Deputados aprovaram na manhã desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o projeto que institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, o Funepi. Aprovado à unanimidade dos presentes e de autoria do deputado Hermano Morais (PMDB), a criação do Fundo tem por finalidade a capacitação, o gerenciamento e a aplicação de recursos financeiros, buscando promover, manter e garantir a execução da política estadual de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

“Além de assegurar os diretos ao idoso, por meio de programas e ações, o Funepi visa criar condições também para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, explica Hermano Morais.

Para o deputado, contribuir para o envelhecimento ativo significa oferecer ao idoso a oportunidade de conviver em sociedade, o direito de demonstrar suas opiniões, circular pelos espaços públicos, consumir arte e cultura, ter acesso a atividades de lazer e desfrutar de saúde física e mental, garantindo que esta parcela da população, crescente a cada ano, tenha seus direitos assegurados e participação digna na sociedade.

Outro projeto aprovado, do deputado Nelter Queiroz (PMDB), denomina “Governador Cortez Pereira” a Central de Comercialização da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte. “Essa é uma justa homenagem ao homem que teve grande visão para ações no Rio Grande do Norte e que o Estado  não fez nenhuma homenagem”. O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) lembrou que denominou “Cortez Pereira” a lei que regulamentou a carcinicultura no Rio Grande do Norte.

Do deputado Ricardo Motta (PSB) foi aprovado o projeto que institui o Dia Estadual da Banda de Música, que deverá ser comemorado no dia 13 de junho, data na qual nasceu o maestro Tonheca Dantas. Natural de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas foi um maestro e compositor de mais de mil peças musicais. “A cultura das bandas marciais é cultivada no Rio Grande do Norte desde o século 19 e hoje são cerca de 130 grupos espalhados por todo o Estado. Devemos destacar, além do aspecto cultural, também o papel social desempenhado por essas bandas que envolvem crianças, adolescentes e jovens num ambiente saudável e de crescimento pessoal”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

A casa aprovou ainda Projetos de Lei que concedem títulos de cidadão norte-rio-grandense e realizações de solenes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.