A faculdade Estácio inicia neste segundo semestre atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para pacientes com microcefalia. O Grupo de Atenção à criança com Microcefalia da Estácio Fatern (GACRIM) realizará sessões para estimulação precoce das funções motoras dos pacientes. As vagas estão disponíveis para crianças de 0 a 3 anos e os atendimentos ocorrerão nas instalações da unidade Estácio em Ponta Negra. A previsão de início é para esta sexta-feira (18), quando ocorrerão as primeiras avaliações.
De acordo com Luan Simões, coordenador do projeto, nas sessões os pacientes serão estimulados a perceber seu próprio corpo, além de serem realizados movimentos que favoreçam a força muscular. “O tratamento não será apenas para as crianças, mas também para os familiares. A ideia é que as atividades sejam estendidas ao cotidiano da família para que seja alcançado um melhor resultado”, acrescenta o coordenador.
A microcefalia é uma malformação congênita que pode ser ocasionada pela exposição de fatores de riscos, como por exemplo: infecções por sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, desnutrição grave, entre outros. Mais recentemente, foi comprovada a relação da infecção pelo Zika vírus na causalidade da microcefalia. Em julho de 2016, o Ministério da Saúde confirmou 1.749 casos de microcefalia. Permanece ainda sob investigação outros 3.062 casos suspeitos de microcefalia em todo o país, sendo a maioria na região Nordeste. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 foram confirmados 123 casos no Rio Grande do Norte.
Para mais informações, os pacientes poderão entrar em contato pelo número 3642-7531, ou pelo email [email protected]. Após o contato, os interessados em receber as sessões de Fisioterapia passarão por uma triagem e, depois disto, serão encaminhados para uma lista de agendamento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.