Variedades

‘Dia da Sobrecarga da Terra’ tem data mais precoce desde 1970

(ANSA) – Considerada a data em que a população mundial terá utilizado o orçamento ambiental do planeta Terra para todo o ano, o Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês) será celebrado na próxima quarta-feira (2).

O cálculo do gasto de recursos ambientais pelos humanos é feito, ano a ano, pela organização internacional Global Footprint Network, que estima tempo e prazo para que a natureza consiga repor tudo o que foi gasto.

Neste ano, a data é a mais precoce desde que o mundo estourou seu orçamento ambiental pela primeira vez no início da década de 1970, ou seja, a humanidade está esgotando a natureza 1,7 vezes mais rápido do que os ecossistemas conseguem se regenerar.

O custo desse excesso global de gastos ecológicos estão se tornando cada vez mais evidentes em todo o mundo como, por exemplo, os desmatamentos, secas, escassez de água potável, erosão do solo, perda de biodiversidade e o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.

De acordo com ativistas, a campanha #Movethedate é uma das formas de tentar conscientizar a população para reverter essa tendência. Segundo relatório da organização, para a humanidade retornar a utilizar os recursos de um só planeta até 2050, é necessário atrasar o “Dia da Sobrecarga da Terra” 4,5 dias todos os anos.

Em 2016, a celebração ocorreu no dia 8 de agosto, enquanto que a dois anos atrás foi em 13 de agosto. Já em 2000, a data caiu no final de setembro.

Para marcar o Earth Overshoot Day de 2017, a organização promoverá ações para ajudar a alterar a data anual do Dia da Sobrecarga da Terra. Entre as medidas, estão a redução de resíduos de alimentos em 50% em todo o mundo, além da redução do componente de carbono em 50%. Outras ações individuais também serão exploradas como incentivar às pessoas a adotarem novos hábitos. (ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.