Natal

Serviços de castração animal em Natal serão iniciados em junho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) definiu o calendário inicial das atividades de castração animal no município, por meio dos castramóveis, durante reunião com a Universidade Potiguar (UnP) e o vereador Sandro Pimentel, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Natal, realizada nesta quarta-feira (24), em Areia Preta.

Segundo o secretário Luiz Roberto Fonseca, inicialmente será realizada uma ação no mês de junho, que funcionará como piloto do projeto, que será posteriormente avaliada, para permitir à Prefeitura Municipal embasamento suficiente para a criação de uma legislação voltada para o cuidado com os animais.

“Foi uma reunião muito importante, em que definimos as datas para o início das atividades de castração animal no município. Entre os dias 7 e 9 de junho, será realizado o treinamento e capacitação do pessoal que lidarão com os animais, seguido dos estudantes e cirurgiões. Nos dias 16 e 17, será feita a triagem dos animais para o procedimento e no dia 24, as cirurgias”.

Ele disse que o próximo passo é definir as áreas e bairros da cidade que serão beneficiados e que inicialmente serão atendidos os felinos machos, pela simplicidade do procedimento, que se encontram abrigados ou que sejam domiciliados. E que ainda não há nada definido em relação aos animais em situação de rua, pelas dificuldades de trato e cuidados pós-cirurgia.

Parceria

Luiz Roberto destacou a importância do convênio firmado entre a SMS e a UnP para o serviço. “A instituição tem se mostrado uma grande parceira do município. Possui o curso de graduação em Medicina Veterinária e precisa de um campo de estágio para seus alunos na prática de castração animal. O convênio demorou algum tempo, pois foi preciso adquirir insumos, caixas de cirurgia e outros materiais essenciais ao serviço”.

Para a diretora da Escola da Saúde da UnP, Amália Rego, a parceria com a pasta é fundamental para o incremento da qualidade da aprendizagem dos alunos e também para os serviços prestados à população. “Agradecemos à SMS pela parceria e nos colocamos à disposição, seja para a saúde humana, seja para a saúde animal. Temos responsabilidade com o município e o estado e queremos contribuir cada vez mais com a sociedade em que estamos inseridos”.

O vereador Sandro Pimentel também agradeceu à SMS e à UnP pela parceria voltada, desta vez, para a saúde animal e se comprometeu a ajudar a SMS nos próximos passos. “Qualquer tipo de ajuda, se precisar de algo que eu possa contribuir com a causa, independente de mandato político, estou às ordens. Também me comprometo a destinar recursos anuais para o trabalho a ser desenvolvido”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.