Variedades

Veja mitos e verdades sobre o dente do siso

O terceiro molar conhecido popularmente como ‘dente do siso” ou “dente do juízo’, ainda tira o sono de muitas pessoas e gera dúvidas sobre sua importância e tratamentos. Devido a evolução do homem, a função do dente do siso está cada dia mais obsoleta, e por isso algumas pessoas já não tem mais o dente na arcada dentária. Isso acontece pois o siso tem o objetivo de triturar os alimentos e auxiliar na mastigação, porém com a mudança na alimentação ao longo dos anos, isso não se faz mais tão necessário.

“Antigamente as pessoas se alimentavam de maneira mais pesada, às vezes sem cozinhar adequadamente o alimento e sem opções para substituir as proteínas, acabavam perdendo muitos dentes. Então o siso nascia para substituir essas perdas. Hoje não é mais assim. É uma evolução natural do ser humano e chegará um momento em que o siso pode deixar de existir”, explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, afinal, existem alinhadores invisíveis.

Porém, para quem ainda possui o terceiro molar, que é a grande maioria, a dentista esclarece as principais dúvidas. Confira:

TODO MUNDO DEVE EXTRAIR O SISO

Mito. A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

A IDADE CORRETA PARA EXTRAÇÃO É DE 16 A 18 ANOS

Mito. Não existe uma idade certa, assim como a decisão de extrair, isso varia de caso para caso. No entanto, a indicação para retirada dos dentes em pacientes jovens acontece porque nessa idade a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. Não está indicada a extração em crianças, já que o seu formato ainda bem rudimentar pode dificultar e causar traumas.

O SISO PODE ATRAPALHAR O ALINHAMENTO DE OUTROS DENTES

Verdade. Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.

É POSSÍVEL RETIRAR TODOS OS SISOS DE UMA VEZ

Verdade. A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local, porém a decisão de extrair os quatro dentes de uma vez será feita pelo dentista, pois nem sempre é a melhor opção. Isso vai depender, dentre outros fatores, da posição dos dentes na arcada e do grau de ansiedade.

DENTES DO SISO PODEM NASCER COM CÁRIE

Verdade. Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício à cáries. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Nesse caso, a indicação é que seja feita a extração do dente.

O SISO PODE ATRAPALHAR A MOVIMENTAÇÃO DA BOCA, FALA E RESPIRAÇÃO

Mito. O dente não atrapalha a fala e a respiração. O que pode acontecer é o dente atrapalhar a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada por alguma possível inflamação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.