Variedades

Oceano encontrado no interior da Terra mantém a vida no planeta, dizem cientistas

Presente em 70% da superfície da Terra, a água também se encontra em grande quantidade no interior do nosso planeta. De acordo com dois novos estudos, pode haver grandes quantidades de água há 1.000 km abaixo da superfície.

Segundo cientistas, sem esta enorme reserva de água, a atividade geodinâmica que causa vulcões – que são importantes para a geração de solo e manutenção da vida no planeta – cessaria.

No primeiro estudo, os pesquisadores da Florida State University e da University of Edinburgh estimam que existe água em lugares muito mais profundos na Terra do que se pensava anteriormente, armazenada em um mineral chamado brucita.

Mainak Mookherjee, que liderou o estudo, disse: “Nós não imaginávamos que a água poderia ser armazenada por minerais hidratados como brucita a estas profundidades. Mas agora que sabemos que ela está lá, precisamos descobrir o quanto de água poderia ser eficazmente armazenada dentro dela”.

Em um estudo paralelo, pesquisadores da Universidade Northwestern, em Illinois. sugerem que esta água é muito mais profunda do que visto antes, a um terço do caminho até a borda do núcleo da Terra. Os pesquisadores descobriram um diamante expelido há 90 milhões de anos por um vulcão perto do rio São Luís em Juina, Brasil.

O diamante tinha uma imperfeição, contendo minerais que ficaram presos durante a formação do diamante. Quando os pesquisadores o analisaram, viram evidências da presença de íons hidroxila – que normalmente vêm de água. A natureza da imperfeição sugere que ele foi formado no manto inferior.

Em entrevista à New Scientist, Steve Jacobsen, que liderou este segundo estudo, disse: “Esta é a evidência mais profunda para a reciclagem de água no planeta. A grande mensagem para levar para casa é que o ciclo da água na Terra é maior do que jamais imaginamos, estendendo-se no manto profundo”.

A água desempenha um papel fundamental para sustentar a atividade geológica abaixo da superfície da Terra. “A água no interior da Terra é crucial, uma vez que ajuda a convecção do manto – um processo pelo qual rochas sólidas passam de mais quente para regiões mais frias em escalas de tempo geológicas. Se não houvesse água no interior da Terra, o manto de convecção seria ineficiente e acabaria por cessar. A expressão à superfície do manto de convecção é o movimento da placa (o processo pelo qual são criados vulcões). Vulcões desempenham um papel importante na geração de crosta da Terra em que vivemos. Então, se a atividade vulcânica cessasse a formação de crostas também irá parar e as atividades planetárias irão eventualmente parar”, disse o Dr. Mookherjee ao tabloide britânico Mail Online.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.