(ANSA) – A Polícia Federal compareceu na manhã desta sexta-feira (21) ao Congresso para cumprir mandados contra policiais legislativos suspeitos de atrapalharem as investigações da Operação Lava Jato. A suspeita é de que os policiais faziam varreduras nas casas dos políticos para eliminar provas ou retirar escutas instaladas com autorização judicial.
Foram emitidos quatro mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão e quatro de afastamento de função pública. O chefe da Polícia Legislativa, Pedro Carvalho Oliveira, foi conduzido coercitivamente. Ele e seus subordinados foram pegos em ações de contrainteligência para ajudar senadores alvo de investigações do Procurador-Geral da República.
Os policiais legislativos são servidores do Congresso Federal e atuam na segurança da Câmara dos Deputados e do Senado. Durante a Operação Lava Jato, houve atritos entre a PF e a Polícia Legislativa e alguns senadores reclamaram da maneira como os federais vasculhavam os estabelecimentos.
Collor – De acordo com fontes locais, o gabinete do senador Fernando Collor também teria sido revistado pela Polícia Federal nesta sexta-feira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.