Variedades

PF abre inquérito sobre compra de térmicas no governo FHC

(ANSA) – A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, abriu um inquérito para apurar um suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobrás entre os anos de 1999 e 2001, no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

O alvo do inquérito é o envolvimento das empresas Alstom/GE e NRG nas aquisições. A suspeita veio à tona com a delação do ex-diretor da área Internacional Nestor Cerveró, que na década de 90 era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal.

De acordo com Cerveró, àquela época, temia-se uma crise energética e, para evitar desabastecimento, FHC criou um programa prioritário de termoelétricas (PPT). “Nas primeiras aquisições de turbinas, já houve o pagamento de propina”, disse Cerveró.

A primeira empresa a fornecer turbinas para a Petrobras para a construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, que posteriormente foi comprada pela Alstom e, depois, pela GE. A assessoria de imprensa de Fernando Henrique Cardoso disse, em comunicado, que o ex-presidente “não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.