Ciência

Julho foi o mês mais quente da história, aponta Nasa

(ANSA) – O último mês foi o julho mais quente da história. Após os nove meses anteriores terem batido recordes em relação ao mesmos períodos no ano passado, julho continuou com a tendência de ter a maior temperatura para o mês desde que os dados sobre o clima começaram a ser computados, em 1880.

A notícia foi divulgada no site da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e pelo Twitter do diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, Gavin Schmidt. “Julho de 2016 foi absolutamente o mês mais quente desde o que os recordes instrumentais começaram” a ser feitos, escreveu o climatólogo.

De acordo com os resultados do relatório, o mês passado foi 0,84 °C mais quente que a média do período entre 1951 e 1980, usado como parâmetro para medir o aquecimento global, e 0,11 °C mais quente que julho do ano passado.

Se os meses continuarem a ultrapassar seus recordes, 2016 deve ser o ano mais quente da história, o que até o momento é bem possível e provável de acontecer.

Os dados são obtidos combinando as temperaturas das águas, do ar e da terra. Já o aumento das médias se deve em grande parte pelo aquecimento global e pelo fenômeno El Niño, que agora já se dissipou, mas que terá efeitos por até seis meses.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.