Natal

Aeroporto de Natal tem inspeção de segurança mais cordial do Brasil

Os funcionários da inspeção de segurança do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), são os mais prestativos e cordiais do País. Em uma escala de 1 a 5, os passageiros atribuíram nota 4,80 a este quesito, de acordo com o boletim do 2º Trimestre/2016 da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro. O levantamento é divulgado trimestralmente pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Entre os 38 indicadores pesquisados, 24 itens receberam médias acima de 4, meta de desempenho estabelecida pelo governo federal. O terminal alcançou nota 4,20 no indicador Satisfação Geral do passageiro, melhor que o resultado de 4,09 conquistado no mesmo período do ano anterior. Além disso, o aeroporto registrou um aumento significativo de 37% na qualidade da internet/wi-fi, saltando de 3,08 para 4,23 agora, em comparação com igual trimestre de 2015.

Outros quesitos com melhores avaliações pelos viajantes foram a qualidade da informação prestada pelas companhias aéreas (4,76) e a facilidade no embarque/desembarque no meio-fio (4,73). Em contrapartida, dois dos piores indicadores do terminal estão relacionados à qualidade/quantidade e ao custo-benefício das lanchonetes e restaurantes (2,95 e 2,38, respectivamente). Já o custo-benefício do estacionamento é o segundo pior entre os 15 terminais da Pesquisa, com média 1,94.

A PESQUISA – Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Isso significa que a maioria dos passageiros entrevistados avaliou os principais aeroportos do País com nota 4 (bom) ou 5 (muito bom), em uma escala de 1 a 5.

Os indicadores de facilidades ao passageiro, serviços prestados por companhia aérea, infraestrutura aeroportuária e serviços públicos também mantiveram um nível de 74% de aprovação neste trimestre, ficando com notas igual ou superior a 4. No mesmo período de 2015, o índice era de 67%.

Após um ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), voltou a ser apontado como o melhor terminal do País, com nota 4,64. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, com nota 4,44; seguido por Guarulhos (SP), com 4,40; Recife (PE), com 4,36; e Viracopos (SP), com 4,34. Entre os aeroportos que mais evoluíram em relação ao mesmo período do ano passado, estão Guarulhos (8,8%) e Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a Olimpíada e Paralimpíada.

“Mais uma vez, entre os cinco melhores terminais, três são da rede Infraero, o que destaca cada vez mais a disputa saudável e aprimoramento dos gestores aeroportuários na prestação dos serviços aos passageiros, após o início da série histórica da Pesquisa, em 2013. Nesta rodada, vemos o Aeroporto Santos Dumont em segundo lugar, no esforço para chegar a primeiro do ranking. Isso mostra que a pesquisa serve como base para que os aeroportos saibam os pontos que precisam melhorar e o que já está dando certo na gestão” afirma o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.