Utilizando o observatório do Canadá, França e Havaí (CFHT, sigla em Inglês) instalado perto do vulcão Mauna Kea (Havaí, EUA), uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo planeta anão, chamado ‘2015 RR245’.
O corpo celeste se encontra no cinturão de Kuiper, um disco de pequenos mundos gelados além de Netuno localizados a mais de 12 bilhões de quilômetros do Sol. O 2015 RR245 realiza uma órbita elíptica desde, pelo menos, 100 milhões de anos atrás, uma das maiores órbitas que um planeta anão realiza.
Sem informações suficientes sobre as propriedades da superfície, os pesquisadores estimam que o tamanho aproximado do 2015 RR245 é de 700 quilômetros. Além disso, os especialistas estimam que a sua maior aproximação ao Sol será em 2096, quando chegará a 5 bilhões de quilômetros de distância.
Michele Bannister, pesquisadora da Universidade de Victoria (Canadá), explicou que “os mundos gelados além de Netuno não deixam nenhum rastro de como os planetas gigantes se formaram e foram para longe do Sol”, o que poderia “nos permitem reconstruir a história do nosso Sistema solar”. O problema é que quase todos esses mundos gelados são pequenos e, portanto, difíceis de detectar, sendo “realmente emocionante encontrar um que é grande e brilhante o suficiente para estudá-lo em detalhe”, enfatizou Bannister.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.