Variedades

Argentina emite sentença inédita contra Operação Condor

(ANSA) – Um tribunal federal de Buenos Aires concluiu nesta sexta-feira (27) um processo contra 16 argentinos e um uruguaio acusados de integrarem a Operação Condor, estratégia político-militar conjunta das ditaduras dos países do Cone Sul para sequestrar e exterminar dissidentes nos anos 1970 e 1980.

Entre os condenados estão Reynaldo Bignone (20 anos de prisão), último ditador da Argentina, o general Santiago Riveros (25 anos) e o coronel uruguaio Manuel Cordero (25 anos), extraditado em 2007 pelo Brasil. É a primeira vez que um país sentencia ações cometidas pelo Plano Condor e o reconhece como uma “associação ilícita transnacional” que cometeu crimes de lesa-humanidade contra mais de 100 pessoas.

A sentença foi emitida 13 anos após o início do inquérito, que no começo tinha 32 acusados. Contudo, apenas 17 chegaram ao momento da leitura do veredicto. O ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla, por exemplo, também estava entre os réus, mas faleceu em 2013. Outras 10 pessoas não puderam participar do julgamento por motivos de saúde.

Todos os 17 acusados se encontram em regime de prisão domiciliar por conta da idade avançada e foram condenados pelo sequestro e assassinato de 105 indivíduos, sendo 45 uruguaios, 22 chilenos, 14 argentinos, 13 paraguaios e 11 bolivianos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.