Variedades

Centro de lançamento Barreira do Inferno completa 50 anos

Em 1964, os militares Pedro Ivo Seixas (Tenente Brigadeiro) e Ivan Janvrot Miranda (Coronel Aviador) vieram a Parnamirim em busca de um espaço para a implantação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). O terreno foi doado pelo empresário Fernando Pedroza e ali começava a história do primeiro centro de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul, inaugurado em 12 de outubro de 1965. “Aqui era o lugar que mais se enquadrava no que estávamos procurando. O terreno é próximo ao mar, necessário para o impacto de volta dos foguetes e bem perto da linha do equador magnética, importante para o impulso dos foguetes”, explica o Coronel Aviador, Ivan Janvrot.

O local é administrado pela Força Aérea Brasileira e já lançou ao longo dos anos mais de três mil foguetes de sondagem. O objetivo é executar experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica, além de prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis. “Daqui lançamos foguetes de pesquisa de pequeno, médio e grande porte. Nosso trabalho desenvolve a economia e turismo da cidade”, afirma o Diretor Geral da CLBI, Coronel Aviador Alcântara.

O professor do departamento de Geofísica da UFRN, Gilvan Borba, desenvolve pesquisas na Barreira do Inferno e destaca a importância do local. “O que estudamos aqui tem implicações em todo o país. Geramos conhecimento tecnológico aeroespacial e contribui para pesquisas nessa área”, argumenta o professor.

Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais da história do CLBI e tecnologia aeroespacial no Brasil, foi inaugurado em 2011 em parceria com a Prefeitura de Parnamirim, o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas. O local abriga um acerto com painéis fotográficos, réplicas de foguetes, lançadores e um avião AT-26 Xavante de fabricação brasileira. “A barreira do inferno é um dos equipamentos turísticos mais importantes do Estado e temos a honra de fazer parte aqui de Parnamirim. O Centro de cultura espacial veio para acrescentar nossa cultura e hoje recebe mais de 300 mil visitantes por ano”, conta o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Parnamirim, Laizomar Wanderley.

O Centro de Cultura Espacial e informações turísticas funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Para mais informações sobre visitas e agendamentos de palestras, ligar para o telefone 3216-1400.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.