Variedades

Pesquisadores revelam a dieta peculiar do ‘Homo sapiens’ há 30.000 anos

Foto: Wikipedia

Pesquisadores da Universidade de Tübingen (Alemanha) queriam saber por que o ser humano do Gravetiano caçavam mamutes, e se eles apenas o utilizavam para fazer materiais, como construir suas cabanas, ou se também comiam a sua carne. Para este fim os pesquisadores analisaram ossos de seres humanos e cães com isótopos estáveis ​​de carbono e nitrogênio, ajudando-os a descobrir que os cães preferiam comer carne de rena. Os cientistas dizem que os seres humanos caçavam renas no período Gravetiano porque valorizavam seus chifres, com os quais instrumentos eram construídos, enquanto a carne desses animais serviam para alimentar os cães, que até então tinha sido domesticados.

Outro estudo realizado em separado do anterior por Pat Shipman, da Pennsylvania State University (EUA), mostra que a maioria das habitações antigas foram construídas de presas de mamute, mas permanece sem resposta a questão de como os seres humanos desse período poderiam caçar muitos mamutes com suas ferramentas rudimentares. O professor Pat Shipman também salienta que, possivelmente, os seus cães ajudaram na caça, possivelmente perseguindo os mamutes até que atingissem uma armadilha.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.