A Torre que abriga o Memorial de Natal, situada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, está pronta para receber o público a partir deste sábado, 8 de fevereiro. O espaço estará aberto de quarta-feira a domingo, das 13h às 17h.
A visitação é livre e sem necessidade de agendamento prévio para o público em geral. No entanto, grupos que desejarem visitas guiadas devem agendar com antecedência através do e-mail [email protected].
Durante a visita, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na história da cidade de Natal através de painéis expográficos fixos. A exposição abrange desde a conquista portuguesa da Capitania do Rio Grande, no século XVI, até os grupos culturais contemporâneos que moldam a identidade da capital potiguar.
Além dos painéis, o acervo do Memorial de Natal oferece um contato direto com o passado, exibindo peças históricas como cachimbos coloniais e espadas do início da República.
Equipe especializada
O quadro de profissionais do Memorial é composto por historiadores, estagiários da área e profissionais da educação. Adriana Nascimento, gerente do Memorial, destaca que “o trabalho dos profissionais que atuam no local é o cultivo e a atividade da educação patrimonial de Natal, contando a história e a cultura de Natal, através de visitação e eventos no Memorial”.
O Memorial de Natal segue um Plano Museológico com a missão de valorizar e reconhecer o patrimônio material e imaterial da cidade. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da identidade e da cidadania do povo potiguar. Atualmente, a administração do espaço está sob a responsabilidade da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.