O Açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari, Rio Grande do Norte, registrou um aumento significativo em seu nível, aproximando-se de sua capacidade máxima. A medição realizada na manhã desta quinta-feira (6) apontou que o reservatório está a apenas 1,47 metro de atingir o limite.
Nas últimas 24 horas, o nível do açude subiu 17 centímetros, impulsionado pelas fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado desde a quarta-feira (5).
A título de comparação, o açude só atingiu esse nível no ano passado no dia 1º de abril, vindo a sangrar dias depois. A mudança é fruto das chuvas que caíram na região nas últimas horas. A expectativa é de mais água caindo do céu nesta quinta-feira (6).
Acari registrou um acumulado de 75,2 mm de chuva, enquanto outros municípios do Seridó também apresentaram volumes expressivos. A situação reforça o alerta emitido pelo Inmet que elevou o alerta para vermelho em Natal e 36 cidades do RN devido a chuvas intensas.
De acordo com o boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as maiores precipitações foram registradas em:
- Boa Saúde (Agreste Potiguar): 128,8 mm
- Jandaíra: 96,4 mm
- Lagoa Salgada: 93,0 mm
- Sítio Novo: 77,0 mm
- Jardim do Seridó: 98,3 mm
- Cruzeta: 67,0 mm
- Florânia: 62,6 mm
No Leste Potiguar, Canguaretama liderou com 107,6 mm, seguida por Ceará-Mirim (93,4 mm) e São Gonçalo do Amarante (88,2 mm).
As chuvas intensas, apesar de benéficas para o reservatório, também causaram problemas, como a queda de árvore que interditou a avenida Hermes da Fonseca em Natal após fortes chuvas, e alagamentos e infiltrações no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.