Natal
Tendência

Após superar desafios, DTA Engenharia avalia obra de recuperação de praia de Ponta Negra

A empresa foi a responsável pelo serviço finalizado no último final de semana pela draga Elbe.

A finalização das obras de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da Praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, chamou a atenção diante da grandiosidade e importância do projeto. O trabalho mostrou, mais uma vez, a expertise da DTA Engenharia, empresa responsável pelo serviço e por outros sete desse tipo em diferentes regiões do litoral brasileiro.

No entanto, não faltaram desafios durante o processo. O maior deles foi o desenvolvimento de uma metodologia nova para garantir a eficiência e produtividade ao trabalho, diante do envolvimento da troca e do incremento da tubulação, de grande porte.

A dragagem em si teve também suas dificuldades, já que o clima em Natal é muito adverso, com muita onda e vento. No entanto, nós também desenvolvemos processos para minimizar esses impactos para conseguirmos trabalhar num pace contínuo ao longo de todo o tempo”, afirmou o engenheiro civil e gerente de contratos da DTA, Pedro Tognozzi.

O atraso de 90 dias para liberação do licenciamento ambiental e a alteração na jazida no meio da obra, com a draga já mobilizada, também foram apontados pelo especialista, que acompanhou de perto o serviço durante os 120 dias de execução.

Ao todo, foram colocados cerca de 1.3 milhão de metros cúbicos de areia ao longo de 4,6 quilômetros de praia, com um perfil perfeito e uma média de quase 100 metros de comprimento. Mais de 100 trabalhadores atuaram 24 horas por dia, sete dias por semana. Após a conclusão da obra, a draga Elbe seguiu para outro projeto no Porto do Malhado, em Ilhéus (BA), também de responsabilidade da DTA Engenharia, que firmou contrato com a Companhia Docas da Bahia (Codeba).

Todos os desafios técnicos e ambientais foram superados, não tendo havido nenhuma intercorrência sequer durante a exitosa execução dessa obra. A DTA, mais uma vez, demonstra a sua elevada capacidade técnica para executar esse tipo de obra sofisticada e que envolve tecnologia desenvolvida pela própria empresa“, disse o presidente da DTA, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, lembrando que a companhia já foi contratada para realizar o serviço de engorda em mais quatro praias no Espírito Santo já contratadas neste ano e parte de 2025.

Com a finalização dos trabalhos, a faixa de areia ficará com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia. As obras começaram na Via Costeira, nas imediações do Hotel Serhs, e chegaram à base do Morro do Careca ao longo da última semana. O serviço também inclui a complementação do calçadão da orla, interligando-o ao calçadão da via costeira.

A obra do calçadão deverá ter duração de quatro meses. O objetivo é viabilizar a acessibilidade em toda a extensão da orla de Ponta Negra. Para isso, a DTA propõe o emprego de blocos intertravados de concreto, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Soares Medeiros e o Hotel Aram Natal Mar, com interligação à Rua Coronel Inácio Vale, nas proximidades do Posto de Fiscalização do CPRE – Via Costeira. Nesse contexto, está prevista a implementação de um pátio de estacionamento para ônibus.

Histórico

A DTA é hoje responsável por ter executado mais de 4 milhões de metros cúbicos de aterro hidráulico, apenas em obras de recuperação de praias. Esse tipo de serviço é capaz de garantir o desenvolvimento regional, sobretudo com o incremento do turismo, a valorização imobiliária e a proteção das estruturas costeiras.

Entre as praias que contaram com a expertise da DTA estão a Praia de Jurerê, Balneário Camboriú, Canasvieiras e Ingleses, em Santa Catarina, além da Curva da Jurema e Camburi, no Espírito Santo. Recentemente, a empresa venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma-ES, um marco crucial na preservação e revitalização deste importante patrimônio natural da região.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.