O Forte dos Reis Magos, um dos principais pontos turísticos e históricos de Natal, passará a cobrar ingressos no valor de R$ 10 a partir de 1º de fevereiro de 2025. A medida foi estabelecida por uma portaria da Fundação José Augusto, publicada no Diário Oficial do Estado. Anteriormente, desde janeiro de 2024, a entrada custava R$ 5.
Apesar do aumento no valor, a portaria garante a gratuidade para moradores de Natal, que precisarão apresentar comprovante de residência para usufruir do benefício. A decisão de reajustar os preços, segundo a fundação, visa garantir a “sustentabilidade financeira, a valorização do patrimônio, a manutenção e a melhoria contínua dos espaços e acervos”.
Horários de funcionamento e exceções
As visitações ao Forte dos Reis Magos ocorrerão de terça a domingo, das 8h às 16h, mantendo o horário já praticado. No entanto, o local estará fechado nos feriados de Ano Novo (1º de janeiro), Natal (25 de dezembro) e durante os primeiros e segundos turnos de eleições.
Descontos e meia-entrada
A portaria também prevê descontos para alguns grupos. Entidades sindicais do setor turístico que comprarem pacotes com mil ou mais entradas às quartas-feiras terão 30% de desconto sobre o valor total. Além disso, guias de turismo cadastrados que acompanharem visitantes não pagarão entrada.
Haverá também meia-entrada para:
- Estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior;
- Professores;
- Jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Idosos a partir dos 60 anos;
- Crianças com idade superior a 12 anos;
- Pessoas com deficiência;
- Doadores de sangue e medula óssea.
Para todos os casos de meia-entrada, será necessário apresentar documentação comprobatória. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis documentados.
História do Forte dos Reis Magos
Localizado no lado direito da barra do Rio Potengi, próximo à Ponte Newton Navarro, o Forte dos Reis Magos é um marco da fundação de Natal, que ocorreu em 25 de dezembro de 1599.
Sua construção iniciou-se em 6 de janeiro de 1598, data que originou seu nome, em homenagem ao Dia de Reis no calendário católico. O forte foi tombado em 1949 e, após um período sob administração do Iphan, retornou à gestão do governo do estado em 2017, com uma cessão inicial de 20 anos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.