A XP Investimentos divulgou uma análise sobre o desempenho das empresas exportadoras de commodities no quarto trimestre, indicando um cenário misto. De acordo com os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano, o setor de papel e celulose deve se sobressair, mesmo diante da queda nos preços, beneficiado pela gestão de custos e pela exposição favorável ao dólar.
A Suzano (SUZB3) é apontada como uma das principais empresas a se beneficiar desse cenário. Segundo o relatório da XP, a combinação de custos mais controlados e a alta do dólar devem impulsionar o desempenho financeiro da companhia, apesar da pressão sobre os preços de seus produtos.
No setor de mineração, a análise da XP aponta para um desempenho mais contido da Vale, cujo volume de vendas menor pode neutralizar os efeitos positivos do dólar e de uma leve alta nos preços do minério. No entanto, a Aura Minerals (AURA33) é vista com otimismo, com a expectativa de resultados favorecidos pelo preço elevado do ouro e pelo aumento nos volumes de produção.
Já no setor de siderurgia, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) deverá manter sua trajetória positiva, com os preços do alumínio em patamares mais altos. Por outro lado, a Gerdau deverá enfrentar um cenário de rentabilidade pressionada por margens menores.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.