CulturaRio Grande do Norte
Tendência

UERN lança museu virtual sobre religiões afro-brasileiras em Natal

O museu virtual 'Arquivo Afro Religioso' reunirá um vasto acervo, incluindo registros de bens documentais, visuais e artefatos que representam a história e a cultura das religiões de matriz africana e indígena no Rio Grande do Norte.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inaugura nesta terça-feira (21) o museu virtual ‘Arquivo Afro Religioso‘, um marco nas ações de combate à intolerância religiosa. O lançamento ocorrerá no complexo cultural da UERN, localizado na zona norte de Natal, e tem como objetivo destacar a riqueza da memória e do patrimônio cultural das comunidades de terreiro do estado.

O evento, que faz alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, terá início às 17h, com uma exposição fotográfica que retrata a vivência e a importância destas comunidades. Em seguida, haverá apresentações culturais dos grupos Egbe Logun e Estrela da Manhã, que trarão manifestações artísticas ligadas às tradições afro-brasileiras.

O lançamento oficial do museu está agendado para as 18h, momento em que serão prestadas homenagens aos guardiões da memória dessas tradições. O encerramento da programação contará com uma celebração ecumênica pela liberdade religiosa, com a participação de representantes das tradições da Jurema, Umbanda e Candomblé.

O museu virtual ‘Arquivo Afro Religioso‘ reunirá um vasto acervo, incluindo registros de bens documentais, visuais e artefatos que representam a história e a cultura das religiões de matriz africana e indígena no Rio Grande do Norte. A professora Irene Van Den Berg, pesquisadora e membro da equipe de curadoria da exposição, explica que a escolha da zona norte para o lançamento reflete a forte presença de casas tradicionais de culto na região, além de fortalecer o diálogo da UERN com essas comunidades. Segundo ela, “a iniciativa reforça a importância do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, promovendo a visibilidade e o respeito às tradições de matriz africana e ameríndia“.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia (Gama). A parceria busca ampliar o alcance da discussão sobre o respeito à diversidade religiosa, além de fornecer um espaço de visibilidade e valorização para as religiões afro-brasileiras e ameríndias.

Serviço:

Evento: Lançamento do Museu Virtual Arquivo Afro Religioso

Data: Terça-feira, 21 de maio

Horário: 17h

Local: UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Av. João Medeiros Filho, 3419, Potengi, Natal)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.