O sonho de estudar em uma universidade europeia pode estar mais próximo do que você imagina. Atualmente, 35 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores de Portugal aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Essa iniciativa, que começou em 2014, facilita o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior português por meio de um acordo entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e as instituições de ensino.
O acordo permite que as universidades portuguesas utilizem as notas do Enem em seus processos seletivos. Após esse período, as instituições têm a opção de renovar a parceria com o Inep. É importante destacar que cada universidade define suas próprias regras para o processo seletivo, incluindo os pesos atribuídos a cada área do conhecimento do Enem.
O Instituto Politécnico de Leiria, por exemplo, aceita as notas do Enem dos últimos cinco anos para cursos de graduação. Para candidatos ao curso de engenharia civil, a redação representa 50% da nota, enquanto a prova de matemática e suas tecnologias compõe os outros 50%. Além da nota do Enem, os candidatos devem apresentar cópia de documento de identificação civil, cópia do diploma do ensino médio e cópias dos documentos comprovativos das classificações obtidas no Enem, todos autenticados por um consulado português.
Já o Instituto Politécnico do Porto exige que os estudantes apresentem o diploma do ensino médio brasileiro e nota superior a 475 em cada área de conhecimento do Enem ou classificação superior a 9,5 em cada uma das provas de ingresso em Portugal. Adicionalmente, é necessário que o candidato já tenha ingressado no ensino superior brasileiro. É fundamental que os candidatos confiram os portais das instituições para obter informações detalhadas sobre os processos seletivos e especificidades de cada curso.
Segundo o Ministério da Educação de Portugal, todos os estudantes, inclusive os de instituições públicas, devem pagar taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino. No entanto, existem opções de bolsas e descontos oferecidas pelas próprias instituições, e os estudantes interessados devem pesquisar e se informar diretamente nos locais de estudo.
Confira a lista de universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem:
- Instituto Universitário de Lisboa
- Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
- Universidade Autónoma de Lisboa
- Instituto Politécnico da Lusofonia
- Instituto de Estudos Superiores de FAFE
- Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia
- Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém
- Instituto Superior de Gestão
- Instituto Superior D. Dinis Isdom
- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
- Instituto Português de Administração de Marketing
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Instituto Português de Administração e Marketing – Porto
- Universidade Nova de Lisboa
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico do Porto
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Universidade da Beira Interior
- Universidade do Minho
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Politécnico de Bragança
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Viseu
- Universidade Católica Portuguesa
- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
- Escola Superior Artística do Porto
- Universidade de Aveiro
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- Universidade da Maia
- Instituto Politécnico da Maia
- Escola Superior de Saúde do Alcoitão
- Universidade Europeia
Para mais informações sobre os processos seletivos e requisitos específicos de cada instituição, é fundamental acessar os sites oficiais das universidades e ficar atento aos calendários de inscrição.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.