Paraíba
Tendência

Motim em presídio da Paraíba é contido após detentos queimarem celas

Após algumas horas de confronto, as autoridades conseguiram controlar o motim e reconduzir todos os detentos às suas celas.

Um motim no presídio de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, agitou a manhã desta segunda-feira (20). O incidente, que teve início durante o banho de sol por volta das 7h50, envolveu detentos que atearam fogo em celas e arremessaram pedras uns contra os outros.

Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB), a causa da rebelião foi uma disputa entre facções criminosas. A confusão concentrou-se principalmente no piso superior da unidade prisional, que possui dois andares. Durante o tumulto, os detentos não apenas danificaram as celas, mas também causaram estragos em outras áreas do presídio.

A Polícia Militar foi acionada e utilizou munição de borracha para conter os presos. Apesar da resistência, a secretaria informou que nenhum dos detentos estava armado com armas de fogo. O Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram chamados para prestar assistência.

Após algumas horas de confronto, as autoridades conseguiram controlar o motim e reconduzir todos os detentos às suas celas. Não houve registro de fugas e os feridos sofreram apenas escoriações leves. A Polícia Militar e a administração do presídio estão realizando a contagem dos detentos e avaliando os danos à estrutura do presídio. A direção da unidade informou que já está investigando o incidente.

Apuração do caso

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, declarou que o motim está sendo apurado. Ele atribuiu a causa do conflito a uma guerra entre facções criminosas. Em entrevista, o secretário afirmou que as forças de segurança agiram rapidamente para conter a rebelião e que os detentos permanecerão presos. “Faremos as devidas comunicações para apuração dos fatos criminosos praticados naquela unidade prisional. A informação que temos é que é uma guerra de facções. Mas estão presos e continuarão presos”, afirmou Alves.

Vídeos que circularam nas redes sociais registraram o momento de tensão, mostrando as celas em chamas, fumaça e danos à estrutura do presídio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.