Rio Grande do Norte
Tendência

Rio Grande do Norte lança programa de sementes para agricultores familiares

Iniciativa deve beneficiar mais de 64 mil agricultores com distribuição gratuita de sementes em 163 municípios.

O Governo do Rio Grande do Norte iniciou a edição 2025 do Programa Bancos de Sementes, com o objetivo de fornecer insumos para o plantio a mais de 64 mil agricultores familiares em 163 municípios do estado. O lançamento ocorreu em Mossoró.

A governadora Fátima Bezerra destacou que os agricultores receberão as sementes gratuitamente para iniciar o plantio imediatamente. A distribuição será feita pelos escritórios regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), utilizando um banco de dados com o cadastro dos participantes.

É uma ótima notícia para os nossos agricultores e agricultoras. A partir da próxima semana, as sementes já estarão à disposição nas regionais da Emater de Mossoró, Pau dos Ferros e Umarizal. Em seguida, faremos a distribuição para o restante do estado. É a chuva chegando e a semente sendo entregue ao agricultor”, afirmou a governadora.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê um primeiro trimestre de 2025 com chuvas dentro da média esperada para o período, o que torna a ação ainda mais relevante para o setor agrícola. O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), está investindo R$ 15 milhões no programa deste ano.

Segundo o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha, a previsão é distribuir mais de 650 toneladas de sementes em 2025, incluindo:

  • 215 toneladas de feijão;
  • 238 toneladas de milho;
  • 198 toneladas de sorgo.

O secretário explicou que esta iniciativa integra um programa mais amplo que visa garantir a alimentação e a renda dos agricultores, incentivando a produção de milho e feijão, além de promover a produção de sorgo, importante para o sustento da pecuária leiteira. O Programa Bancos de Sementes oferece sementes selecionadas de milho e feijão, essenciais para a subsistência das famílias, e de sorgo Ponta Negra, destinado à alimentação de rebanhos.

Desde 2017, essas sementes estão à disposição dos agricultores. Desta forma, assim que iniciado o corte-terra, os agricultores terão as sementes garantidas pelo Governo do Estado”, concluiu o secretário.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.