Rio Grande do Norte
Tendência

Casos de Covid-19 no RN aumentam 30% em 15 dias, e número de mortes também sobe

A Sesap continua monitorando a situação epidemiológica e alerta que a vacinação é fundamental para evitar o agravamento da doença.

O Rio Grande do Norte registrou um aumento expressivo nos casos de Covid-19 no início de 2025. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), houve um incremento de 30% nos casos confirmados da doença nos primeiros 15 dias de janeiro, quando comparado com a segunda metade de dezembro de 2024. Esse aumento, embora preocupante, ainda se mantém inferior aos números registrados no mesmo período do ano anterior.

Os casos conhecidos de Covid-19, como são classificados aqueles que são testados e registrados pelas secretarias de saúde, passaram de 332 na última quinzena de dezembro para 432 na primeira quinzena de janeiro de 2025. Além do aumento nos casos, o estado também contabilizou um crescimento no número de óbitos. Foram duas mortes causadas pela doença nas duas últimas semanas de 2024, enquanto as duas primeiras semanas de 2025 registraram seis óbitos.

Apesar do aumento, é importante ressaltar que os números ainda são inferiores aos do ano passado. Na primeira quinzena de 2024, o estado havia registrado 12 mortes em decorrência da Covid-19. “Apesar da pandemia ter se encerrado, a Covid não deixou de existir, inclusive notamos nas últimas semanas um aumento no número de casos, ainda que um número bem inferior aos anos anteriores, é verdade”, afirmou o infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro.

O infectologista relatou que, apesar da maioria dos casos serem leves, o hospital Giselda Trigueiro chegou a ter nove pacientes internados simultaneamente com Covid-19 em janeiro, alguns em estado grave, um cenário que não era visto há muitos meses. Segundo Prudente, essa situação demonstra que a doença ainda exige atenção e cuidados.

O profissional de saúde enfatizou a importância da vacinação para aqueles que podem se imunizar, recomendando que a população procure um posto de saúde para atualizar o cartão de vacinação. “Levem seus cartões de vacinação ao posto de saúde mais próximo de suas casas e atualizem a vacina contra a Covid e as outras disponíveis no calendário, para diminuir a incidência dessas doença e principalmente diminuir a necessidade de hospitalização”, declarou o médico.

A atualização do esquema vacinal é uma das principais medidas de prevenção, além de medidas não farmacológicas já conhecidas como o uso de máscaras e a higienização quando estiver em locais bem movimentados. A Sesap continua monitorando a situação epidemiológica e alerta que a vacinação é fundamental para evitar o agravamento da doença.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.