A Microsoft está se preparando para entrar no mercado de consoles portáteis com um dispositivo que promete uma experiência de jogos premium. Inspirada pelo sucesso de concorrentes como o Steam Deck e o Asus ROG Ally, a empresa busca criar um produto que vá além do simples acesso aos jogos via nuvem do Xbox Cloud Gaming.
Um dos principais desejos dos entusiastas é que o novo console ofereça suporte otimizado ao Xbox Cloud Gaming, permitindo acesso à biblioteca de mais de 300 títulos, incluindo aqueles que os usuários já possuem no Xbox Game Pass Ultimate. Outro ponto crucial é o design: espera-se que o console mantenha um formato familiar, com a tela centralizada e controles laterais, semelhante ao layout padrão dos controles Xbox.
A tela também merece atenção. Muitos desejam um display no formato 16:10, que, embora possa gerar bordas pretas em jogos 16:9, proporcionaria um aproveitamento mais amplo da tela para outras funções, caso o console seja usado como um centro de mídia portátil. Mais importante que o formato, entretanto, é que a tela seja aproveitada ao máximo, com boa resolução e qualidade de imagem.
A duração da bateria é outro fator fundamental. A Microsoft precisa oferecer um tempo de jogo satisfatório, mesmo em títulos mais exigentes. Nesse sentido, a empresa poderia se inspirar no Asus ROG Ally X, que possui uma bateria de 80Whr, e nas otimizações de consumo do Steam Deck.
Especificações técnicas robustas também são esperadas, como opções de 16GB e 24GB de RAM LPDDR5x-7500. Modelos com 24GB seriam ideais para quem planeja usar o console como um centro de jogos portátil com títulos mais pesados.
O sistema operacional é outro ponto crucial. A experiência com o Windows 11 em outros consoles portáteis tem sido problemática, devido à sua interface pouco amigável para esse tipo de dispositivo. A Microsoft precisa criar um sistema operacional que funcione bem com o Windows, mas que não force o usuário a ficar preso apenas à Microsoft Store ou Xbox Games Store. Compatibilidade com jogos da Steam seria um diferencial muito bem-vindo.
É importante que a Microsoft incentive o desenvolvimento de jogos otimizados para o novo console, em vez de apenas replicar a experiência de outros dispositivos. Uma boa estratégia seria usar os estúdios da empresa, como Blizzard e Bethesda, para criar jogos especialmente adaptados ao hardware.
Por fim, o preço será determinante para o sucesso do novo dispositivo. O mercado de consoles portáteis ainda é considerado de luxo, mas um preço abaixo de US$ 1000 seria ideal para que o novo console da Microsoft se tornasse competitivo e acessível.
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