Mundo
Tendência

Trump reacende interesse na Groenlândia e Rússia expressa preocupação com potencial ameaça militar

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reacendeu seu antigo plano de comprar a Groenlândia da Dinamarca, provocando uma resposta imediata da Rússia, que vê a potencial anexação da ilha como uma ameaça militar. Trump reiterou sua crença de que “a posse e o controle da Groenlândia são uma necessidade absoluta” para a segurança nacional americana.

Andrey Kartapolov, presidente do Comitê de Defesa da Duma, afirmou que a Groenlândia poderia ser usada pelos EUA como base para um ataque à Rússia. Questionado pela agência de notícias RIA Novosti sobre se uma possível anexação da Groenlândia pelos EUA representaria uma “ameaça militar” para a Rússia, Kartapolov respondeu: “Obviamente”. Ele argumentou que a ilha, com sua vasta área no Ártico e acesso direto à região, serviria como “um bom trampolim para os Estados Unidos em um futuro hipotético confronto intercontinental”, tornando a situação “não a melhor opção” para a Rússia.

O Kremlin, por sua vez, expressou seu interesse em manter a paz e a estabilidade na região. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, reforçou essa posição em declarações à imprensa. Essa preocupação ecoa o alerta feito em setembro por Nikolay Patrushev, assessor sênior do presidente Vladimir Putin, sobre o aumento do potencial de conflito no Ártico devido à crescente atividade militar dos membros da OTAN.

A Dinamarca rejeitou firmemente a possibilidade de vender a Groenlândia. A primeira-ministra Mette Frederiksen reiterou na terça-feira que “a Groenlândia não está à venda e não estará no futuro”. A Groenlândia recebeu o direito de declarar independência por meio de um referendo em 2009. Mute Bourup Egede, o primeiro-ministro da Groenlândia, que apoia a independência, também rejeitou a proposta de aquisição de Trump.

O ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, reconheceu as ambições de independência da Groenlândia, afirmando: “Reconhecemos plenamente que a Groenlândia tem suas próprias ambições. Se elas se concretizarem, a Groenlândia se tornará independente, embora dificilmente com a ambição de se tornar um estado federal nos Estados Unidos”.

A Groenlândia, a maior ilha do mundo, recebeu autonomia da Dinamarca em 1979. Seu território é rico em petróleo e minerais, além de abrigar a base militar americana de Pituffik e infraestrutura da OTAN. Vale ressaltar que Trump, que assume o cargo em 20 de janeiro, também sugeriu que os EUA deveriam absorver o Canadá e restabelecer o controle sobre o Canal do Panamá. Groenlândia renovou o pedido de independência após o interesse de Trump na compra da ilha.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.