O processo de reembolso das taxas de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) teve início nesta segunda-feira, 8 de janeiro, contemplando mais de 29 mil candidatos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação, que está coordenando a devolução dos valores para os solicitantes.
Ao todo, 31.050 candidatos pediram a restituição da taxa, o que resultou no cancelamento de suas participações no certame. Os valores de inscrição eram de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para nível médio. O período para requerer o reembolso ocorreu entre os dias 5 e 7 de julho de 2024.
A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, estabeleceu um procedimento específico para facilitar a devolução. Os candidatos foram orientados via e-mail a criar uma chave PIX utilizando o CPF informado na inscrição, em qualquer instituição bancária de sua preferência.
O Banco do Brasil será o responsável pelos pagamentos, que ocorrerão em um período de 30 dias corridos a partir de 6 de janeiro. Para os casos em que não foi possível registrar a chave PIX, o reembolso será realizado por outras vias, em um prazo maior.
O ministério ressaltou que todos os inscritos no país tiveram a oportunidade de solicitar o reembolso. Este procedimento, além de restituir os valores das inscrições, também cancela a participação dos candidatos no CPNU.
O processo de devolução visa garantir a transparência e o correto tratamento dos valores pagos pelos candidatos que desistiram de participar do processo seletivo unificado.
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