Ciência

Projeto inclui Ministério da Saúde na área de Ciência e Tecnologia

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que amplia a lista de órgãos da administração federal na área de Ciência e Tecnologia (C&T).

A principal mudança é a inclusão do Ministério da Saúde. Segundo a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), relatora do substitutivo ao Projeto de Lei 3102/22, a iniciativa visa “ampliar a capacidade institucional e técnica do Ministério da Saúde, sem representar aumento ou impacto negativo orçamentário e financeiro, garantindo ainda a segurança jurídica e explorando a potencialidade dos servidores em todos os setores e unidades do órgão, sobretudo em hospitais e institutos”.

Além do Ministério da Saúde, o projeto também inclui o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO) e seis hospitais federais do Rio de Janeiro: Hospital Federal dos Servidores do Estado; de Bonsucesso; Cardoso Fontes; de Ipanema; do Andaraí; e da Lagoa.

O texto original do Projeto de Lei 3102/22, de iniciativa do Poder Executivo, previa a inclusão do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). No entanto, como esses órgãos já foram contemplados pela Lei 14.875/24, a deputada Daiana Santos optou por retirar esses itens e incorporar as novas instituições.

A sugestão da inclusão do Ministério da Saúde partiu do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) e foi acolhida pela relatora. Por outro lado, o substitutivo exclui as secretarias de atenção à saúde, de ciência, tecnologia e insumos estratégicos, e de vigilância em saúde do Ministério da Saúde da lista de carreiras de C&T.

O projeto altera a Lei 8.691/93, que define o plano de carreiras da área de ciência e tecnologia da administração federal. Após a aprovação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, a proposta seguirá para análise das comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, necessita de aprovação tanto na Câmara quanto no Senado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.