Parnamirim
Tendência

Hospital de urgência e emergência será construído em Parnamirim

Assinatura do contrato para construção da unidade foi feita, nesta segunda-feira (2), pela ministra da Saúde Nísia Trindade.

O Rio Grande do Norte receberá um novo Hospital de Urgências e Emergências em Parnamirim, na região da Grande Natal, como parte dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A assinatura do contrato para a construção da unidade ocorreu nesta segunda-feira (2), em Natal, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A obra, realizada em parceria com a Caixa Econômica Federal, terá um investimento de mais de R$ 184 milhões.

A nova unidade hospitalar será equipada com 350 leitos e oferecerá atendimento especializado em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia, visando atender de forma estratégica a demanda de saúde dos municípios da região. O objetivo é fortalecer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, oferecendo serviços essenciais e contribuindo para a redução das filas de espera no atendimento médico.

Essa obra é fundamental e está alinhada com a política do presidente Lula de reconstrução do SUS. Vamos entregar esse hospital e dar mais acesso à saúde, ao programa Mais Especialistas, a redução de filas. O SUS tem pressa em ver as questões de saúde da população resolvidas“, afirmou Nísia Trindade durante o evento de assinatura.

Localizada no bairro de Emaús, em Parnamirim, a unidade hospitalar terá um centro de imagem com dois tomógrafos, centro cirúrgico com 14 salas e uma hemodinâmica, equipamento inédito na rede estadual. A obra foi eleita pela gestão estadual para ser incluída no Novo PAC.

A iniciativa foi celebrada por autoridades locais, incluindo a governadora Fátima Bezerra, que ficou bastante animada pela realização do projeto. “Esse ato não é algo administrativo. É um ato em defesa da vida, do bem-estar e da dignidade do povo do Rio Grande do Norte. Gratidão ao presidente Lula, à ministra Nísia Trindade e a todos que lutaram para a realização desse sonho“, disse a governadora.

O Governo do Estado priorizou o Hospital Metropolitano. E vai ser um hospital com uma estrutura de primeira linha, para atender a população da melhor maneira. Esse é um marco histórico”, comentou Lyane Ramalho, titular da Sesap.

Além da construção do hospital, o governo também anunciou um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), previsto para 2025, com 384 vagas e formação de cadastro de reserva, visando atender à crescente demanda por profissionais na área da saúde.

Estrutura e impacto do novo hospital

A área total de construção do hospital será de aproximadamente 27.250 m², incluindo os seguintes ambientes:

  • Pronto Socorro
  • Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT)
  • Centro Cirúrgico
  • Hemodinâmica
  • Consultórios
  • Leitos (UTI e UI)
  • Administração
  • Central Técnica
  • Circulação Social e de Serviço

O novo hospital também busca reduzir a sobrecarga dos hospitais existentes na região, como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que é referência no tratamento de acidentes automobilísticos e fraturas entre idosos, e enfrenta problemas recorrentes de superlotação. A unidade atende cerca de 5,2 mil pacientes por mês, com 60% dos procedimentos sendo cirúrgicos.

Investimentos adicionais do PAC para o Rio Grande do Norte

Além do hospital, o Novo PAC destinará R$ 294 milhões para a infraestrutura de saúde no estado, incluindo a construção de 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 10 Unidades Odontológicas Móveis, 6 ambulâncias do SAMU, 3 Centros de Apoio Psicossocial (Caps), uma maternidade, uma policlínica e um Centro Especializado em Reabilitação. Essas iniciativas visam ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do atendimento à população.

Policlínica e Maternidade

A policlínica e a maternidade que serão construídas em Natal foram escolhidas pelo Governo Federal por meio do PAC Seleções, a partir de projetos apresentados pela Sesap, dentro de uma concorrência nacional. A maternidade ficará localizada na Zona Norte, ao lado do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), enquanto a policlínica será na Avenida Capitão-Mor Gouveia.

As equipes da Sesap e da Secretaria de Estado da Infraestrutura já estão trabalhando para efetivar o próximo passo de todas as obras: o lançamento do edital de licitação e, consequentemente, o início dos serviços. Todo o acompanhamento é feito pela Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos.

É uma alegria para a Caixa participar desse momento, é um dia de muita festa. Comemoramos, além dos números, a entrega para a população e hoje, com essas unidades de saúde, celebramos as vidas que serão salvas”, reforçou o superintendente da Caixa no RN, Tiago Pereira.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.