Variedades

Paciente com forma bizarra de amnésia é ‘preso em 2005’ após um tratamento de rotina

Um britânico ficou preso em um “loop infinito” de acordar e pensar que ele tem uma consulta odontológica de rotina. O paciente WO, conhecido apenas como William, pode se lembrar de tudo em sua vida até às 13:40 do dia 14 de março de 2005 – o momento em que lhe foi injetado um anestésico antes de um tratamento de canal.

Desde aquele dia Willian, agora com 48 anos, só pode armazenar novas memórias durante 90 minutos, mas seu cérebro não mostra sinais de danos, deixando neuropsicólogos perplexos quanto ao que está causando a doença. O médico dele, Gerald Burgess, da Universidade de Leicester, já publicou o estudo do caso do paciente – e suas semelhanças com outros quatro casos – em uma tentativa de aprender mais sobre a condição incomum.

Os sintomas de William são semelhantes aos pacientes que sofrem do que é conhecido como amnésia anterógrada. Isto é, quando os danos nas regiões do hipocampo bilaterais ou diencéfalo no cérebro causam vãos curtos de sensibilização, bem como perda de memória completa e rápida. Normalmente é causada por um evento ou trauma específico e faz com que os pacientes percam a capacidade de criar novas memórias após este evento, enquanto memórias de longo prazo antes do evento ficam intactas.

 William pode lembrar sua infância, relacionamentos e seus filhos, até o ano de 2005, mas não se lembra de algo que aconteça a mais de uma hora e meia atrás. No entanto, as varreduras do cérebro revelam que não há mudanças estruturais e não há aparentemente nenhuma explicação psicológica ou evento que se acredita ter provocado o início, explicou o Dr. Burgess na revista Neurocase. “Ele acorda acreditando que ainda deve estar no serviço militar”disse o Dr. Burgess. “Todo dia ele pensa que é o dia da consulta odontológica. Alguns eventos que ocorreram desde o início de sua condição de março 2005 continuam a provocar uma verdadeira surpresa ou espanto”, continuou o Dr. Burgess.

Quando as pessoas experimentam um evento, as memórias são gradualmente ‘consolidadas’ pela produção de proteínas de ARNm no cérebro. Este processo recria as sinapses para explicar as mudanças e acomodar as novas memórias. Se este processo é bloqueado, como foi demonstrado em ratos de teste, a memória é facilmente perdida ou não consolidada completamente.

As informações são do Daily Mail

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.