Variedades

Cientistas conseguem captar um trovão pela primeira vez na história

Utilizando um microfone especial e um mecanismo no qual foi utilizado um foguete conectado por fios, para gerar o impacto de um raio, uma equipe de físicos conseguiu provocar um raio elétrico e gravá-lo com absoluta precisão de imagem e som. Com isso, cientistas do Southwest Research Institute (SwRI), nos EUA, conseguiram recriar um mapa detalhados das ondas sonoras de um trovão.

Embora a ciência conheça bem o processo de formação e reação dos raios e trovões, até a realização desse experimento ainda faltava uma imagem detalhada da física do som de um trovão. E para chegar a esse resultado, os cientistas lançaram um fio, através de um pequeno foguete, em direção a uma nuvem carregada eletricamente. Dessa forma, conseguiram provocar o impacto de um raio, que seguiu o caminho do fio até a terra. Durante todo o processo, uma câmera gravou a imagem e 15 microfones sensíveis registraram as ondas sonoras.

Confira o registro deste experimento histórico:

As informações são do History Channel

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.