Variedades

Cenário preocupante: ansiedade já afeta milhões de brasileiros

OMS emitiu parecer que aponta a população brasileira com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo

Se aquilo que você entende como ansiedade te limita a cumprir as tarefas do dia a dia, então você deve procurar ajuda de um profissional”. Com essa definição, o responsável pelo Serviço de Psicologia Integrada (SIP) da Universidade Potiguar (UnP), Anderson Andrade, inicia sua análise sobre a ansiedade, suas causas e consequências.

Em recente mapeamento global de transtornos mentais realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi constatado que o Brasil lidera o ranking dos países com mais pessoas ansiosas. O estudo apresentou o índice de 9,3% da população brasileira com quadro de ansiedade patológica, com Paraguai em segundo lugar (7,6%) e Noruega em terceiro (7,4%). Insônia e perda das habilidades sociais podem ser indícios de que algo não vai bem.

Apesar da grande prevalência de diagnósticos de ansiedade no Brasil, Anderson alerta para a necessidade de buscar acompanhamento médico e psicológico para tratar os sintomas do transtorno.

As causas da ansiedade são diversas e cada pessoa tem o processo de ansiedade desencadeado por um motivo específico. Desemprego, dívidas, estresse, pressão para a conclusão de algo ou até mesmo a realização de um sonho podem afetar a saúde mental de uma pessoa. Além disso, o uso de telas é outro fator que contribui para o aumento da ansiedade. Um estudo publicado no Canadian Journal of Psychiatry comprovou a relação do maior tempo nas redes sociais e na internet em geral com maiores níveis de ansiedade.

Com formas distintas de se apresentar, os transtornos de ansiedade se diferem entre si levando em consideração comportamentos, situações e indivíduos. Por exemplo, nas crianças, a ansiedade pela separação é um tipo bastante comum de transtorno e que manifesta comportamentos específicos.

No entanto, é importante lembrar que a ansiedade é uma condição médica que requer atenção e tratamento adequados, e não deve ser negligenciada ou tratada apenas com medidas não profissionais. Se a ansiedade está afetando a capacidade de uma pessoa cumprir as tarefas do dia a dia, é recomendável procurar ajuda de um profissional.

É fundamental que os sintomas sejam diagnosticados e tratados por profissionais capacitados. Cada indivíduo é único e pode ter suas próprias causas e sintomas de ansiedade. Além disso, existem vários tipos de transtornos de ansiedade, que se manifestam de formas diferentes e podem exigir tratamentos específicos.

Hábitos como o uso excessivo de telas também podem contribuir para o aumento da ansiedade. No entanto, medidas preventivas genéricas podem não ser eficazes para todos, e é sempre melhor contar com ajuda especializada para lidar com a ansiedade. O ideal é contar com ajuda especializada e tratamentos específicos para cada caso.

Por envolver um grande conjunto de fatores, não há uma receita pronta para evitar que se desenvolva um transtorno. “Cada indivíduo carrega consigo inúmeras particularidades, e isso por si só já é algo que torna muito difícil falar em medidas para evitar a ansiedade”, alerta o psicólogo. “Quando se cria uma lista de hábitos ou medidas para esse combate e o indivíduo não consegue cumpri-la, aí já se cria um fator ansiogênico. O ideal é contar com ajuda especializada”, recomenda Anderson.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.