Variedades

Resultado do Fies 2023 já está disponível

Os cursos mais procurados neste ano foram Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023. O programa é uma das principais alternativas para estudantes de baixa renda que desejam cursar uma faculdade em instituições particulares. Neste ano, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em todo o país.

O Fies é um programa do governo federal que financia o ensino superior de estudantes que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades das faculdades particulares. Para participar, o estudante deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e ter obtido nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Os estudantes pré-selecionados devem fazer a complementação das informações das inscrições na página do programa na internet até as 23h59 do dia 17 de março. Depois, é necessário validar as informações apresentadas no ato da inscrição em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, feita na página do Fies. Para validar, o pré-selecionado deve procurar diretamente a instituição de ensino superior, que irá informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, se em formato físico ou digital.

A classificação dos candidatos é feita em ordem decrescente, com base nas notas do Enem e as demais regras do processo seletivo. Os cursos mais procurados neste ano foram Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia.

O Fies concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos para que possam estudar em instituições privadas. O estudante deverá pagar as prestações após encerrar o curso. As prestações são calculadas levando em consideração o limite de renda, sem cobrança de juros.

Quem não foi selecionado nesta chamada é automaticamente incluído na lista de espera do Fies para disputar as vagas que não forem preenchidas. O candidato deve ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa. A convocação da lista de espera será feita entre 21 de março e 18 de maio.

Em 2023, serão ofertadas o total de 112.168 vagas para o Fies. O programa é uma importante ferramenta de inclusão social e contribui para que milhares de brasileiros tenham acesso ao ensino superior e, consequentemente, a melhores oportunidades no mercado de trabalho.

É importante destacar que a educação é um direito de todos e deve ser acessível a todos, independente da condição financeira. O Fies é um programa que cumpre esse papel, permitindo que jovens de baixa renda tenham acesso à educação e possam, assim, construir um futuro melhor para si e para suas famílias.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.