Rio Grande do Norte

UFRN abre 7.136 vagas no Sisu 2023: inscrições estão abertas

A federal do Rio Grande do Norte é uma das principais universidades públicas do país, e oferece uma ampla variedade de cursos de graduação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acaba de publicar o edital de ingresso nos cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o ano de 2023. Com a divulgação das informações, os estudantes que desejam ingressar na instituição já podem se preparar para as inscrições.

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para o ingresso em instituições de ensino superior. Dessa forma, a UFRN disponibiliza 7.136 vagas para ingresso por meio do Sisu 2023, distribuídas entre 120 cursos nos cinco campi da universidade, localizados em Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

As inscrições para o Sisu 2023 na UFRN começaram no dia 16 de fevereiro e seguem até o dia 24 do mesmo mês. O resultado da primeira chamada regular será divulgado em 28 de fevereiro. É importante que os estudantes estejam atentos ao edital e às regras para cadastro e matrícula dos aprovados, que acontecerão nos dias 3 e 4 de março, por meio do endereço www.sigps.ufrn.br. Eventuais retificações estarão disponíveis no dia 6.

A UFRN é uma das principais universidades públicas do país, e oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, entre eles: Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Além disso, a instituição possui um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura moderna, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

A UFRN é uma universidade que valoriza a inclusão social e a diversidade, e por isso, além das vagas destinadas ao Sisu, conta com políticas de cotas e outras iniciativas voltadas para a garantia do acesso de todos à educação superior. A instituição oferece, por exemplo, o processo de heteroidentificação, ao qual são submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos, por meio da análise de vídeo individual. Também há uma banca de validação para os interessados em preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência, que terão os exames e laudos comprobatórios analisados por uma banca multidisciplinar.

Outra iniciativa importante é o argumento de inclusão regional, que beneficia os campi de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Há também a bonificação regional para candidatos ao curso de Medicina-Natal que comprovarem ter cursado todo o ensino médio em escolas do Rio Grande do Norte. Tais medidas visam democratizar o acesso à educação superior, oferecendo oportunidades iguais a todos os estudantes, independentemente de sua origem social ou regional.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.