A Junta de Serviço Militar de Parnamirim, localizada na região da Grande Natal, retomou seus atendimentos ao público após um período de pausa devido à pandemia de COVID-19. Essa notícia é importante para todos os jovens que precisam realizar o alistamento militar, que é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino no Brasil.
A Junta de Serviço Militar é um órgão responsável pelo alistamento militar unificado para o Exército, Marinha e Aeronáutica, bem como pelos demais serviços relacionados à Lei do Serviço Militar. As Juntas são presididas pelos Prefeitos, tendo como Secretário um Funcionário Municipal de ilibada idoneidade moral e profissional. É de responsabilidade dos municípios a instalação e manutenção desses órgãos, que estão subordinados tecnicamente às CSM (Circunscrições de Serviço Militar) correspondentes por intermédio das Delegacias de Serviço Militar.
O retorno dos atendimentos da Junta de Serviço Militar em Parnamirim é um alívio para os jovens que precisam realizar o alistamento, pois essa pausa estava gerando atrasos e complicações para a obtenção do certificado de dispensa ou de reservista. É importante lembrar que o alistamento militar é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos de idade, e o prazo para se alistar vai de 1º de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que completam essa idade.
Para realizar o alistamento na Junta de Serviço Militar de Parnamirim, é necessário comparecer pessoalmente no endereço informado pela Prefeitura, na Rua Capitão César, 59, Centro de Parnamirim/RN, próximo à estação do VLT. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, com a entrega de fichas. É necessário levar RG ou outro documento de identificação com foto, CPF, e comprovante de residência de Parnamirim em nome do alistando ou de seus pais. Quem reside em imóvel alugado, precisa trazer o contrato de aluguel. Caso haja dúvidas, é possível enviar um e-mail para [email protected].
Além disso, é importante ressaltar que o alistamento militar é um ato de cidadania e responsabilidade, pois é uma obrigação do cidadão brasileiro contribuir com a defesa nacional. Aqueles que não se alistarem ou não comparecerem à seleção geral podem ter dificuldades para conseguir empregos, realizar concursos públicos, obter passaporte, entre outras consequências.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.