Parnamirim

Caern diz que água do “Lago Azul” em Parnamirim é de boa qualidade

A Caern informou ainda que o afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local

A água do lago azul em Parnamirim tem sido uma grande preocupação para a população local, especialmente depois do recente afloramento que aconteceu durante as escavações de uma obra de Estação Elevatória de Esgotos no bairro de Nova Esperança. A qualidade da água é importante para a saúde humana, bem como para a preservação do meio ambiente.

Felizmente, após os testes realizados pelo Laboratório Central da Caern e pelo Igarn, foi concluído que a água é de boa qualidade, sem qualquer traço de contaminação. A qualidade da água é semelhante à água proveniente dos poços tubulares localizados naquela área, que já são responsáveis por parte do abastecimento da população da cidade.

A cor azul-turquesa do lago, conhecido como “buraco azul”, é um fenômeno físico, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água, mas a água é transparente. O afloramento aconteceu a uma profundidade de dez metros e foi decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local.

O superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ricardo Barros, explicou que não é raro o registro de ocorrências como essa durante a realização de obras, nas quais águas subterrâneas afloram. Nesses casos, quando se trata de um aquífero, é necessário fazer o seu rebaixamento, a fim de que o trabalho de engenharia possa continuar.

Além disso, o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, afirmou que “é mais importante para a preservação do aquífero a construção da obra de esgotamento sanitário do que qualquer outra coisa. Sem esta obra, acontecem contribuições de fossas ou lançamentos de esgoto no solo sem o devido tratamento“.

Moradores são flagrados tomando banho no "buraco azul" em Parnamirim
Foto: Ana Amaral

A Caern, que atua como apoio técnico na obra, reforça a recomendação de que a população respeite o perímetro da obra por questões de segurança. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também reuniu diretores e técnicos da Caern, Idema e Igarn para definir estratégias a serem alinhadas com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, para que todas as ações sejam tomadas em defesa da qualidade da água e da preservação do meio ambiente local.

Além disso, a Caern tem feito campanhas de sensibilização para alertar a população sobre a importância da preservação da água e dos recursos hídricos. A educação é fundamental para que as pessoas compreendam a importância da preservação destes recursos naturais e também para que possam contribuir para a proteção do meio ambiente.

Os testes realizados com a água do lago azul são periodicamente monitorados para garantir que a qualidade da água permaneça inalterada. Caso sejam identificadas quaisquer variações ou anormalidades, serão tomadas medidas imediatas para corrigi-las.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.