Rio Grande do Norte

Polícia Militar do RN inicia uso de câmeras portáteis nos uniformes

Objetivo é otimizar a atividade policial e garantir mais segurança à atuação dos militares, além da própria população

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) deu início à utilização de câmeras portáteis em seus uniformes nesta segunda-feira (30 de janeiro). O equipamento será disponibilizado inicialmente para a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e, neste primeiro momento, serão usadas 15 câmeras acopladas aos uniformes.

A aquisição dos equipamentos, do software de gerenciamento e de espaço em nuvem, foi oriunda de emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim (Podemos).

De acordo com o Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, a utilização das câmeras portáteis tem como objetivo otimizar a atividade policial e garantir mais segurança tanto para a ação policial quanto para o cidadão que está sendo abordado. “A gente precisa [das câmeras] porque é importante para a divulgação do nosso trabalho, para a transparência. Elas garantem segurança para ambas as partes envolvidas”, disse o Comandante-Geral.

O início do uso das câmeras foi oficializado em uma apresentação aos veículos de comunicação com a presença de diversos membros da PMRN, incluindo o Comandante-Geral, o Comandante da ROCAM e o Capitão Liano, membro da Diretoria de Tecnologia, Inovação e Comunicação da PMRN (DTIC).

Policiais militares do RN começam a usar câmeras portáteis no fardamento para registrar ocorrências
Foto: PM do RN

As câmeras portáteis utilizadas pela PMRN têm autonomia para filmar até 12 horas ininterruptamente e tudo o que é capturado é armazenado no sistema da empresa vencedora da licitação, a Axon, por um período máximo de dois anos. “A presença dessas câmeras serve como uma forma de garantir a transparência e a integridade das ações policiais, fornecendo evidências concretas em caso de denúncias ou reclamações“, afirma a corporação.

Além disso, a utilização de câmeras portáteis também oferece mais segurança para os policiais, já que eles têm uma forma de documentar suas ações e eventuais conflitos. Isso ajuda a proteger os policiais contra acusações falsas e garante que suas ações sejam avaliadas de forma justa.

A PMRN é a primeira instituição de segurança pública do estado a adotar a utilização de câmeras portáteis em seus agentes. Com o objetivo de otimizar a atividade policial e garantir mais segurança à atuação dos militares, as câmeras serão acopladas aos uniformes dos policiais, sendo inicialmente disponibilizadas para a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM).

Policiais militares do RN começam a usar câmeras portáteis no fardamento para registrar ocorrências
Foto: PM do RN

A ideia de utilizar câmeras portáteis surgiu para aumentar a transparência na atuação policial e divulgar o trabalho realizado pela PMRN. De acordo com o Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, as câmeras garantem segurança tanto para a ação policial quanto para o cidadão que está sendo abordado.

A utilização das câmeras portáteis é uma importante medida para aprimorar a atuação policial, especialmente em um momento em que a sociedade cobra mais transparência e responsabilidade por parte das instituições de segurança. Além disso, a utilização deste tipo de equipamento pode ajudar a evitar casos de abuso de poder ou violência policial.

No entanto, a utilização das câmeras também é uma medida controversa, uma vez que pode gerar preocupações com relação à privacidade dos cidadãos. É importante destacar que as câmeras só devem ser utilizadas durante o desempenho de atividades policiais, evitando a gravação de conversas ou imagens particulares que não estejam relacionadas com a atuação policial.

Além disso, é preciso garantir que o armazenamento das imagens seja feito de forma segura e que sejam respeitadas as normas de proteção de dados pessoais. Isso é fundamental para que o uso das câmeras portáteis seja realmente benéfico para a sociedade e não gere mais preocupações.

Uso da tecnologia

A utilização dessas câmeras portáteis por policiais militares não é uma novidade em outros países, onde já foi implementada com sucesso e trouxe benefícios significativos para a segurança pública.

A implementação dessas câmeras portáteis pela PMRN é um passo importante na busca por uma atuação policial mais eficiente, segura e transparente. O uso desses equipamentos pode contribuir significativamente para a melhoria da segurança pública no Rio Grande do Norte, e espera-se que outras instituições de segurança também adotem esse tipo de tecnologia em breve.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.