Natal

PF investiga esquema de fraudes no financiamento de veículos em Natal

Com o uso indevido dos documentos, foram firmados contratos de financiamento de veículos do tipo picape que sequer estavam no RN

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26 de janeiro) a Operação Alicantina, que apura a prática de crimes de obtenção de financiamento mediante fraude. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Natal, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em julho de 2022. A instituição recebeu notícia-crime que apontava o financiamento de um veículo com documentos falsos em uma loja de automóveis no bairro de Lagoa Seca, na zona Leste da capital potiguar.

A PF pontuou ainda que no decorrer das investigações foram reunidos elementos de prova relacionados a quatro fraudes consumadas, praticadas pelo mesmo lojista, em um intervalo de apenas sete dias.

Nos quatro casos sob apuração, foram utilizados documentos falsificados em nomes de pessoas que desconheciam a transação. Com o uso indevido desses documentos, foram firmados contratos de financiamento de veículo, do tipo picape, com alto valor comercial, que sequer se encontravam no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Federal, três carros eram emplacados no estado do Pará e outro, no Maranhão. “Ao prestarem depoimentos, os legítimos proprietários afirmaram que os automóveis nunca circularam em Natal e que não reconheciam a venda realizada. O prejuízo causado à instituição financeira está estimado em R$ 350 mil“, informou a PF.

A ação desta quinta-feira visa coletar novas provas das práticas das infrações penais e identificar outros autores ou participantes dos crimes. O delito prevê pena de 2 a 6 anos de prisão.

Sobre o nome da operação, Alicantina tem por significado trapaça, o que guarda relação com o modo de agir adotado pelos suspeitos para consecução dos crimes“, finalizou a Polícia Federal.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.