Variedades

Datafolha diz que 32% dos brasileiros se definem petistas e 25%, bolsonaristas

Uma nova pesquisa revelou o acirramento da polarização após a campanha eleitoral de 2022

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (28/12), cerca de um terço dos eleitores brasileiros (32%) se identifica como petista, enquanto um quarto (25%) se diz bolsonarista. Ao mesmo tempo, 20% se colocam em posição intermediária a esses dois grupos.

Esses percentuais sinalizam o acirramento da polarização do eleitorado brasileiro durante a campanha eleitoral deste ano, que resultou na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e impediu a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

O Datafolha estabeleceu uma escala de níveis 1 a 5, sendo que 1 significa ser bolsonarista e 5, petista. No nível 2, 7% de declararam mais próximos aos bolsonaristas, e no 4, 9% demonstraram inclinação ao petismo.

O ponto 3, que marca uma posição equidistante entre os dois extremos, foi escolhido por 20% dos eleitores que não aderiram à polarização e não se veem representados por nenhum dos grupos preponderantes. Essa neutralidade é adotada por 33% dos eleitores mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos.

A análise dos estratos populacionais revela que 40% da população mais pobre se identifica como petista, contra 21% que se diz bolsonarista.

Diferenças entre camadas de renda

Assim como foi observado nas pesquisas de intenção de voto ao longo do ano, a curva das preferências do eleitorado se inverte nas camadas superiores de renda, menos populosas, que somam 30% de bolsonaristas contra 24% de petistas entre os que ganham de 2 a 5 salários mínimos; de 25% a 21% entre os que recebem 5 a 10 mínimos, e 40% a 13% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos.

O Datafolha conclui que esses percentuais são representativos da polarização política que dividiu a sociedade brasileira, durante uma campanha eleitoral que inviabilizou candidaturas da chamada terceira via.

Lula obteve 50,9% dos votos válidos no segundo turno das eleições, contra 49,1% de Bolsonaro. A terceira colocada nas eleições, Simone Tebet (MDB), obteve apenas 4,1% dos votos, enquanto Ciro Gomes (PDT) teve 3%.

O Datafolha ouviu 2.026 pessoas em 126 cidades entre os dias 19 e 20 de dezembro. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.