Esportes

Fim do sonho: Brasil perde nos pênaltis para a Croácia

Croácia busca o empate na prorrogação e vence após seleção desperdiçar duas cobranças

Acabou o sonho do hexa do Brasil no Qatar. A seleção brasileira foi eliminada, mais uma vez, nas quartas de final, após perder nos pênaltis por 4 a 2. No tempo normal, houve um empate por 0 a 0. Na prorrogação, Neymar chegou a colocar o Brasil na frente, mas Petkovic igualou no segundo tempo extra.

Nas cobranças, Rodrygo parou no goleiro e Marquinhos, na trave. A Croácia acertou todas as suas cobranças.

Agora, a Croácia espera o vencedor do confronto entre Argentina e Holanda, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail.

Diante da Croácia, pela primeira vez neste Mundial, Tite conseguiu repetir uma escalação, algo que sucessivas lesões no elenco o impediram de fazer antes. Com Neymar no meio, Danilo e Éder Militão nas laterais, ele colocou em campo a mesma formação que derrotou a Coreia do Sul, por 4 a 1.

Recorde

Neymar chegou ao seu 77º gol pela seleção brasileira. De acordo com a contagem da Fifa, ele igualou a marca de Pelé com camisa amarela, como os dois maiores artilheiros do país.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no entanto, considera que o Rei do Futebol acumulou bem mais, com 95.

A diferença ocorre porque a entidade máxima do futebol contabiliza apenas jogos entre seleções, enquanto que a contagem brasileira leva em consideração jogos do Brasil contra clubes e combinados, algo que era comum e importante quando Pelé jogava.

Brasil vs Europeus

Desta vez, mesmo com um gol de seu camisa 10, o Brasil acumulou mais uma derrota nas quartas. A sexta de sua história. Três dessas derrotas foram nas últimas quatro edições anteriores a do Qatar, todas contra times europeus.

Em 2006, perdeu para a França. Em 2010, caiu diante da Holanda. Na Rússia, em 2018, o carrasco foi a Bélgica. Na última vez que avançou à semifinal nas últimas quatro edições do Mundial, viveu seu maior pesadelo, com o 7 a 1 diante da Alemanha, em 2014.

Curiosamente, o país não vencia um adversário europeu na fase eliminatória justamente desde o triunfo sobre os alemães na final de 2002.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.