Variedades

Posse de Lula terá segurança reforçada e cerca de 700 policiais federais

PF convocou agentes e delegados de outras unidades da federação e ainda terá apoio de policiais locais e agentes internacionais

O forte esquema de segurança durante a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de janeiro, em Brasília, tem previsão de empenhar mais de 700 policiais federais. A PF ficará com a responsabilidade de ser a principal responsável pela segurança na região da Esplanada dos Ministérios, incluindo setores hoteleiros onde ficarão hospedadas as delegações estrangeiras.

Para dar suporte à demanda, a instituição convocou agentes e delegados de outras unidades da federação. O trabalho tem a previsão de receber policiais locais na parte ostensiva e o apoio de agentes internacionais – no caso, para a segurança aproximada de chefes de Estado que presenciarão o evento.

De acordo com o planejamento de segurança, atiradores de elite devem se posicionar no alto dos prédios dos ministérios, e agentes à paisana estarão circulando em meio ao público para acompanhar a movimentação. As informações são da CNN Brasil.

Barreiras feitas pela Polícia Militar e acompanhadas por autoridades federais também estão previstas para serem montadas na Esplanada, desde a altura da Catedral até o Palácio do Planalto.

A entrada de veículos nas vias que dão acesso à praça dos Três Poderes ficará proibida, e o público não terá autorização para ingressar na área do evento com objetos que possam representar risco à segurança, como facas, cabos de bandeira e outros utensílios.

Equipamentos como drones ficam proibidos sobrevoar a Praça dos Três Poderes. Equipes especializadas, como esquadrão de bombas e batalhão de cães, também estarão nas redondezas para atuar no que for necessário.

Existe a possibilidade de acionamento da Força Nacional de Segurança Pública para fazer a guarda patrimonial na área do Ministério da Justiça, ainda não confirmada pela secretaria. Já o Palácio do Planalto e o Itamaraty serão responsabilidade de militares do Exército e da Marinha.

A Força Aérea fará o controle do espaço aéreo, e os prédios do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) contarão com segurança própria.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.