Variedades

Coreia do Norte anuncia avanço no uso de armas nucleares

(ANSA) – A Coreia do Norte já possui a tecnologia para “miniaturizar” as ogivas nucleares para poder montar seus mísseis, informou o porta-voz da Comissão Nacional de Defesa do país através da agência de notícias Kcna nesta quarta-feira (20). Mesmo sem que haja a possibilidade de verificar a informação, a notícia é mais um motivo de tensão na região após um suposto teste de lançamento de míssil feito por um submarino.

“Há tempos nós iniciamos a miniaturizar e diversificar os nossos instrumentos de ataque nuclear”, informou o porta-voz do órgão mais alto do país, que é gerido diretamente pelo presidente Kim Jong-un. Segundo ele, essa “diversificação” foi o que permitiu que o lançamento feito por um submarino ter sido “um sucesso”.

Desde 2006, a Coreia do Norte realizou três testes para detonação nuclear, mas não tinha mostrado – até então – a capacidade de diminuir as bombas para utilizá-las em ataques.

Ban Ki-moon não irá a Kaesong

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, não irá mais visitar nesta quinta-feira (21) o distrito industrial de Kaesong, que fica na fronteira entre as Coreias. A informação foi confirmada pelo próprio Ban durante a participação de um fórum na Coreia do Sul, de acordo com informações da agência de notícias Yonhap. Essa seria a primeira visita da história de um líder da ONU a zona industrial.

“Nesta manhã, as autoridades da Coreia do Norte nos informaram, através de canais diplomáticos, a intenção de mudar a decisão de permitir a visita ao complexo industrial de Kaesong. A decisão de Pyongyang é profundamente deplorável”, disse Ban.

Ex-ministro das Relações Exteriores de Seul, o secretário-geral está em uma visita de cinco dias na região para trabalhar no estabelecimento da paz na península coreana. O complexo de Kaesong é um dos poucos símbolos de reconciliação entre as duas nações. Construído em 2004, ele combina a mão de obra barata do Norte (mais de 30 mil trabalhadores) e os investimentos do Sul (mais de 120 empresas envolvidas). O local é, sobretudo, a principal fonte de recolhimento de dinheiro do exterior do governo de Pyongyang, já que todas as operações são realizadas em dólares.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.