Rio Grande do Norte

Coreia do Sul denuncia invasão aérea de jatos russos

Invasão ocorre um dia depois do início dos exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul

(ANSA) – Jatos militares russos entraram na zona de identificação de defesa aérea da Coreia do Sul (Adiz) nesta terça-feira (23), denunciou em nota a Aeronáutica de Seul, que ativou seus próprios aviões para responder a possíveis ações.

O Comando de Estado Maior Conjunto não informou quantas foram as aeronaves e por quanto tempo ficaram no espaço aéreo nacional.

Em nota à agência estatal Yonhap, o órgão ainda afirmou que foram adotadas “medidas táticas em preparação contra possíveis incidentes”.

A Adiz sul-coreana não é o espaço aéreo do país em si, mas uma área em que voos estrangeiros devem informar que irão passar e se identificar para evitar incidentes, majoritariamente, com outras aeronaves militares.

Após a repercussão da imprensa de Seul, o Ministério da Defesa da Rússia informou que dois de seus bombardeiros fizeram uma “patrulha em águas neutras” no Mar do Japão e que o voo durou cerca de sete horas. Os russos ainda afirmaram que não reconhecem o local como uma Adiz da Coreia do Sul e que toda a área não é de nenhum país.

A incursão russa ocorre um dia depois de Seul iniciar os maiores exercícios militares conjuntos já feitos com os Estados Unidos desde 2018 e que devem seguir até o dia 1º de setembro.

O treinamento ocorre em meio ao aumento das ameaças de ataque feitas pela Coreia do Norte e do anúncio recente do presidente russo, Vladimir Putin, de querer aumentar a parceria e as relações com Pyongyang.

Outra grande tensão na região ocorre por conta da crise diplomática entre EUA e China e das recentes visitas de congressistas norte-americanos a Taiwan. Moscou e Pequim são grandes aliados e têm criado uma espécie de “aliança” contra Washington.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.